Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Cinco vezes por dia não era suficiente’, diz mulher com transtorno sexual compulsivo

Manter uma relação saudável com o sexo, para algumas pessoas, não é uma tarefa fácil. O vício no ato sexual pode gerar constrangimentos e até mesmo complicar os relacionamentos amorosos da pessoa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve incluir, em maio de 2019, o “transtorno do comportamento sexual compulsivo” em sua lista da Classificação Internacional de Doenças.

Para lidar com o vício, as pessoas podem buscar terapias e reabilitação em grupo, mas a maior parte desse serviço só é oferecido mediante pagamento. No Reino Unido, existe uma instituição beneficente de apoio a relacionamento, a Relate, que tenta viabilizar suporte às vítimas desse transtorno por meio do sistema público de saúde.

Peter Saddington, da Relate, explicou o que acontece na mente de uma pessoa com transtorno do comportamento sexual compulsivo. “Os viciados percebem que estão causando danos, mas não conseguem parar e reconhecem que precisam de ajuda para mudar isso”. As consequências do vício podem afetar o indivíduo, seus relacionamentos, familiares e até a saúde mental, pois o viciado desenvolve um sentimento de culpa sobre a situação.

A inglesa Rebecca Barker, de 37 anos, teve sérios problemas em seu relacionamento devido ao transtorno sexual. Desde 2014, ela passou a pedir constantemente para fazer sexo com o parceiro, que de início até gostou da situação. “Até fazer sexo cinco vezes ao dia não era suficiente”, contou Rebecca.

Ela garantiu que não conseguia tirar o desejo por sexo da cabeça em nenhum momento do dia e mesmo tendo relações com o parceiro, não se sentia satisfeita. “Me dava uma satisfação instantânea e cinco minutos depois eu queria (sexo) de novo. Passei a evitar a convivência com outras pessoas, me isolei. Ficava em casa porque me sentia envergonhada por só conseguir pensar naquilo. Me sentia muito desconfortável por estar perto de outras pessoas”, revelou.

A situação passou a ser insustentável para o relacionamento de Rebecca. O marido dela começou a desconfiar da sua fidelidade e a questionar o motivo desse desejo insaciável. Em pouco tempo, o relacionamento acabou. Com os transtornos na sua vida pessoal, ela buscou ajuda de um psiquiatra, precisou tomar remédio controlado e mudar totalmente sua vida – mudou de emprego e de país.

Antes de identificar o vício por sexo, Rebecca foi diagnosticada com depressão, em 2012. Para ela, a depressão pode ter contribuído para o surgimento do transtorno, por causa da falta de serotonina, que é neurotransmissor responsável por regular a função sexual, no organismo.

Quer saber se também é viciada(o)?
A Relate explica que esse vício está relacionado a qualquer atividade sexual que causa a sensação de estar “fora do controle”. O transtorno ainda divide a opinião de especialistas, se é ou não possível se viciar no ato sexual, e também com relação a necessidade de tratamento.

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão que enfrentar uma longa fila...

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Durante fiscalizações na manhã de ontem (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de mercadoria ilegal na BR-116, em...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão...

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Durante fiscalizações na manhã de ontem (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de...

Prefeitura de Simões Filho entrega 60 toneladas de peixe para cerca de 20 mil famílias

Cerca de 20 mil famílias da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), receberam da Prefeitura,...

Governo Lula despenca em quatro regiões do país e segue bem somente no Nordeste; confira

A desaprovação em relação ao desempenho do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seu terceiro mandato como...