Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Com presença de rainha africana, Filhos do Congo celebram 40 anos; fotos

Fotos: André Frutuôso

O afoxé é uma das manifestações mais antigas do Carnaval da Bahia, uma expressão direta da ancestralidade africana no Brasil: é festa, é luta, é política, é música e alegria. Com uma história que ultrapassou gerações, o Afoxé Filhos do Congo celebra no carnaval de 2019 seus 40 anos de folia e trabalho comprometido com a cultura afro-brasileira. Em seu primeiro desfile no Carnaval 2019, neste domingo, dia 03 de março, a agremiação contou com a presença da rainha Diambi Kabatusuila da República Democrática do Congo, que veio direto de Kinshasa, capital e maior cidade do país.

filhos do congo 1
Rainha Diambi Kabatusuila da República Democrática do Congo

Ednaldo Santana Santos, conhecido como Nadinho do Congo, fundador e uma das lideranças do bloco, recebeu esta missão dada por Ogum para dar continuidade ao trabalho iniciado nos meados do século XIX no Engenho Velho de Brotas. Depois de pausas e interrupções ao longo da história, em 1979, o afoxé Filhos do Congo é fundado, na Baixa do Curuzú, saindo pela primeira vez no Carnaval de 1980. Atualmente, a agremiação é sediada na Fazenda Grande IV, Cajazeiras, e presidida por Lindinalva Silva.

“Os afoxés e os blocos afro têm o costume de preparar o nosso povo na dança, na capoeira, na música, no teatro, na pintura e também no empreendedorismo”, explica Nadinho do Congo. Segundo ele, é fundamental investir e valorizar a cultura de matriz africana e seu lugar dentro do carnaval de Salvador. “O afoxé é patrimônio imaterial da Bahia e é importante guardar essa consciência, do seu papel de preservação da capoeira, o candomblé e é por isso que exige o envolvimento de toda comunidade”, acrescenta.

Outro destaque do Carnaval dos Filhos do Congo é a Ala de Danças Sagradas, coordenada por Jasimmay Dandara, que estreia neste ano e aposta na reverência à ancestralidade dentro do território do carnaval. “As danças cantam e contam uma tradição. Vamos dançar por todas as gerações que nos trouxeram até aqui”, explica a dançarina, que se inspirou no diálogo com a rainha Diambi. “Ela nos trouxe reflexões do pensamento africano, em que não há separação entre as coisas. O equilíbrio vem da integração, reconhecendo que somos iguais. Especialmente na importância social da mulher. Ela lembrou que todas somos rainhas e que a mulher negra é a mãe da terra” adianta a coreógrafa.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) é uma das dançarinas da nova ala: “Saio sempre no Filhos e Filhas do Congo, especialmente neste Carnaval. Celebramos os 40 anos desta que é uma das três gerações do bloco. É também um momento importante porque é um momento de discussão dentro da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia sobre a salvaguarda dos afoxés, que é fundamental para manutenção da tradição e do trabalho desses blocos , cujo trabalho é rico e precioso para as suas comunidades” explicou.

Também foliã de outros carnavais do afoxé, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial Fabya Reis marcou presença na saída do bloco e falou sobre a importância da continuidade do seu trabalho. “É um parceiro da propagação da mensagem do respeito à diversidade religiosa. É um bloco que enfrenta esse debate na sociedade, assim como a luta anti-racista. Além de uma explosão estética de beleza no Carnaval da Bahia, com toda a riqueza da herança africana”, afirma a gestora pública.

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta quarta-feira (20/03). Na ocasião, os suspeitos...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças e adolescentes sem a paternidade...
Fundação Jose Silveira

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças...

Reconhecimento Facial da SSP flagra quatro foragidos em menos de 24h na capital

Com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Militar capturaram quatro foragidos...

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...