Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Fundação da Lava jato: um poço sem fundo; por Plácido Faria

O coordenador da lava jato, Deltan Dallagnol, assinou acordo com a Petrobrás e Departamento de Justiça dos Estados Unidos, para criar um fundo no valor de 2,5 bilhões de reais, para posteriormente criar uma Fundação de Direito Privado e assim gerir a importância bilionária. Tudo isso sem previsão legal, como se os Procuradores da República no Paraná estivessem acima da Lei. Foi isso mesmo que aconteceu e, foi amplamente divulgado e criticado na imprensa nacional e nas redes sociais por estudiosos do direito, parlamentares e interessados no assunto.

Outro fato, que demonstra o delírio de poder das autoridades do Ministério Público do Paraná, é que as mesmas não têm legitimidade para interferir ou celebrar acordo internacional, principalmente constituindo fundo sem previsão legal. O pior é que a função dos procuradores seria, no caso, fiscalizar a Fundação de Direito Privado que queriam criar. Além de Deltan, outros doze Procuradores da República assinaram o acordo, como também, a gerente-executiva do Departamento Jurídico da Petrobrás, Taisa Maciel.

Hoje, no Brasil, devido ao exemplo dado pelo Supremo Tribunal Federal, que de quando em vez, rasga a Constituição Federal, como no caso que desprezou o princípio da inocência, conquanto, previsto na referida Carta Magna. Talvez esses e outros fatos, encorajararam os procuradores para que os mesmos agissem ilegalmente, praticando um ato considerado um “monstrengo jurídico”. O desejo pessoal do grupo preponderou sobre a vontade da lei.

Vale transcrever o Artigo 127 da Constituição Federal:

“O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

O fato, ora analisado, causou forte reação em todo o Brasil, o professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza, Antonio Carlos Fernandes, ingressou com uma ação popular, com a finalidade de anular o acordo firmado. Mas não foi só ele, a Federação Única dos Petroleiros- FUP- antes do mesmo, já havia ingressado com ação popular, pedindo a devolução à Petrobrás dos 2,5 bilhões depositados em função do acordo referente a recursos oriundos de indenizações pagas pela estatal.

No item 2.3 do malfadado acordo, consta que a destinação do valor depositado no Brasil será seguinte: 50% para o investimento social em projetos, iniciativas e desenvolvimento institucional de entidades e redes de entidades idôneas, educativas ou não, que reforcem a luta da sociedade brasileira contra a corrupção…; 50% para satisfação de eventuais condenações ou acordos com acionistas que investiram no mercado acionário brasileiro e ajuizaram ação de reparação…

Por outro giro, além da ilegalidade flagrante do acordo celebrado, é muito singular e curioso. Primeiro, a subversão da ordem, a saber: cria-se o fundo, com a celebração do acordo e homologação do mesmo; para dezoito meses depois – prazo fixado no próprio acordo – para que a fundação seja criada para gerir os recursos do fundo. Estamos no “reino de Alice”. Como não existe “almoço grátis”, em troca do “repatriamento” de parte da indenização, o departamento de justiça norte-americano, teria garantido o acesso a informações sigilosas da Petrobrás.

A arrogância, prepotência e tolice neste episódio lembra o conto de fadas “A roupa nova do rei”, de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado em 1837, depois das ações populares e das inúmeras críticas, os procuradores “ficaram nus”, assim, ingressaram com um pedido para suspender a parte mais polêmica do acordo, qual seja: a criação da entidade para administrar os recursos.

O comportamento dos membros do Ministério Público Federal do Paraná, nesta última segunda-feira, em relação ao acordo firmado e homologado pela Juíza Dra. Gabriela Hardt, da 13ª vara de Curitiba vai ser analisado no STF. A procuradora geral da República Raquel Dodge, pediu a anulação de todo o acordo firmado pela Petrobras, com a participação da força-tarefa da Lava jato, para devolução de recursos acordados com autoridades norte-americanas. O relator é o ministro Alexandre de Moraes. No Brasil nem sempre se desobedece à Lei.

placido faria

Plácido Faria
Advogado e comentarista político
placidofaria@yahoo.com.br

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...