Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

O drama do Bahia para retornar a Série A. Veja os cálculos!!!

O drama do Bahia para voltar à Série A fica evidente no contraste entre o que o time vem fazendo ultimamente e o que será necessário fazer nas 20 partidas restantes.

Em 10º lugar com 24 pontos após 18 rodadas, o Tricolor, se quiser subir, terá de obter ao menos mais 40 pontos até o final da competição. Isso significa alcançar um aproveitamento de 66,6%, desempenho que nem alguns campeões da Série B conseguiram em anos anteriores.

A tarefa se torna ainda mais delicada quando se trata do dono da pior campanha das últimas 10 rodadas. No período, o Bahia somou míseros sete pontos em duas vitórias, um empate e sete derrotas. O Sampaio Corrêa, lanterna geral do campeonato, teve a segunda pior campanha do período com oito pontos.
Para completar, os 64 pontos não necessariamente garantem o acesso. O Chance de Gol, site especializado em estatística de futebol e produzido por Marcelo Arruda, estatístico da USP, afirma que a equipe que atingir tal pontuação tem 90% de possibilidade de fechar o certame no G-4. Já o departamento de matemática da UFMG, também especialista em esportes, afirma que as chances são de 99%.
Os dois sites concordam que a pontuação que dá certeza de acesso é 68. O Atlético-GO, 4º colocado no momento com 32 pontos, tem aproveitamento de 59,3%. Se mantivé-lo, terminará a 38ª rodada com 67. Ano passado, por exemplo, o América-MG, 4º colocado, fez 65. O Náutico, 5º, fez 63. Por outro lado, já houve casos como o do Vitória, que subiu em 2007 com 59 pontos.

Drama
Se o Bahia quiser atingir os 64 pontos e torcer pela combinação favorável de resultados, precisará de um aproveitamento que, neste ano, só o Vasco possui. Líder da Série B com sobras, o time carioca tem 38 pontos frutos de seu rendimento de 70,4%.
Desde 2006, quando o Brasileiro Série B adotou o formato de 20 equipes em pontos corridos, metade de seus campeões tiveram aproveitamento abaixo de 66,6%. Foram o Atlético-MG 62,3%, em 2006), Coritiba (60,5%, em 2007, e 62,3%, em 2010), Joinville (61,4%, em 2014) e Botafogo (63,2%, em 2015).
Diante dos números, o Tricolor se apega à fé. “A gente não pode se entregar. Eu não jogo a toalha nunca. Temos que ir para cima dos adversários. É preciso trabalhar, buscar fazer melhor, melhor e melhor… E buscar vencer dentro e fora de casa”, afirmou o técnico Guto Ferreira, chateado pela última partida: derrota por 1 a 0 para o Bragantino, sábado, fora de casa.

Contratado ao fim da 12ª rodada, ele contabiliza sete pontos após duas vitórias, um empate e três derrotas. O aproveitamento é de 38,9%.

No momento, o Chance de Gol dá ao Bahia 16,2% de chance de acesso. Mais rigorosa, a UFMG dá 10,3%. Para superar a frieza dos números, o calendário deu uma ‘mãozinha’ ao Tricolor. Serão duas semanas de treinos intensos até o próximo, 16 de agosto, na Fonte Nova, justamente contra o 4º colocado Atlético-GO, na partida que fecha o primeira metade do campeonato.
O meia Renato Cajá comenta: “Temos que levantar a cabeça para bater o Atlético-GO e, depois, fazer um grande segundo turno. Vamos trabalhar pesado para isso”.

 

*Atarde

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...