Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Secretários apresentam projetos do Executivo na Câmara de Salvador

Os secretários municipais Thiago Dantas (Gestão), Leo Prates (Promoção Social e Combate à Pobreza) e Sérgio Guanabara (Desenvolvimento e Urbanismo) estiveram na Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (25). A atividade foi mediada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Geraldo Júnior (SD), que destacou a importância da presença dos representantes do Executivo. “Sempre haverá aqui na Casa, por parte deste presidente, a abertura para que possam elucidar os fatos sinalizados pelos vereadores”, frisou.

Os titulares das pastas apresentaram aos vereadores os Projetos de Lei nº 63/19 e nº 64/19, que versam, respectivamente, sobre a locação de imóveis sob medida no âmbito da administração municipal e altera a estrutura organizacional do Executivo.

A matéria nº 64/19 é considerada minirreforma do Executivo. As finalidades apontam alterações no Gabinete do Prefeito; na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas; Desenvolvimento e Urbanismo; Reparação; Ordem Pública; Promoção Social e Combate à Pobreza; e Fundação Cidade Mãe (FCM).

Segundo Thiago Dantas, a restruturação visa “promover ajustes necessários na estrutura organizacional do Executivo”. Sobre a mudança estrutural no Gabinete do Prefeito, Dantas afirmou que a intenção “não é criar uma nova secretaria, mas dar status de secretário ao chefe de Gabinete”.
Dentre as mudanças propostas está a mudança da nomenclatura da Semps, que passará a ser chamada de “Sempre”. Conforme o secretário Leo Prates, a alteração servirá para “facilitar a compreensão das pessoas”.

De acordo com o PL nº 63/19, a administração municipal poderá firmar contratos de locação sob medida de dispensa de licitação, o que foi questionado pelo presidente Geraldo Júnior. O impacto financeiro e custo-benefício foram indagados pelos vereadores Cezar Leite (PSDB) e Sílvio Humberto (PSB).

Reparação

A secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, também participou da atividade. Com as alterações propostas pelo Executivo, a Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) passa a ter a finalidade de formular e implementar políticas públicas municipais de reparação voltadas para a promoção da equidade, da proteção e defesa dos direitos de raça e de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), bem como de planejar, coordenar e executar ações afirmativas objetivando o combate à discriminação quanto a raça, orientação sexual e identidade de gênero. A apresentação contou com a presença das vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Ana Rita Tavares (PMB) e Marcelle Moraes (sem partido); e os vereadores José Trindade (Podemos), Kiki Bispo (PTB), Téo Senna, Fábio Souza e Isnard Araújo (do PHS), Joceval Rodrigues (PPS), Marcos Mendes (PSOL), Alex Mine (DEM), Paulo Magalhães Júnior (PV), Odisovaldo Vigas (PDT) e Sérgio Nogueira (PSDB).

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta terça-feira (23), a Receita Federal...

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta...
Fundação Jose Silveira

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta...

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de...

Vigilante é atropelado e morre em Feira de Santana

Mais um acidente com vítima fatal foi registrado em Feira de Santana no início da tarde desta terça-feira (23),...

Segundo dia do MercaMimb discute produção audiovisual para televisão

Os profissionais do audiovisual da capital baiana marcam presença no segundo dia do MercaMIMB, ocorrido nesta terça-feira (23), no...