Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pequenas empresas voltam a demitir após 2 meses de criação de vagas

MPEs perdem 15,4 mil vagas em outubro e pioram números de emprego.
País fechou 74,7 mil postos formais no mês, mais que o dobro de setembro.

Após dois meses consecutivos com número maior de contratações do que de demissões, as micro e pequenas empresas (MPEs) voltaram a fechar vagas formais de trabalho em outubro. Segundo levantamento do Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as MPEs eliminaram 15,4 mil empregos com registro em carteira em outubro, anulando o efeito da criação de 12,7 mil postos de trabalho nos meses de agosto e setembro.

A interrupção da sequência de resultados positivos no setor contribuiu para a piora do mercado de trabalho formal em outubro. O Brasil perdeu ao todo 74.748 vagas formais no mês passado, segundo o Caged, ante um fechamento de 36.830 postos em setembro e de 27.844em agosto.

Entre os fatores que levaram à piora da situação das micro e pequenas empresas, Afif cita o crédito mais restrito e maior dificuldade para renegociar dívidas, além do baixo nível de consumo no país.

Pequenas demitem menos que as grandes

O número de vagas encerradas nos pequenos negócios em outubro, entretanto, é quase 4 vezes menor que das empresas de médio e grande porte, que demitiram 56,8 mil empregados. No acumulado no ano em 10 meses, as MPEs perderam 46,5 mil vagas, ao passo que a as empresas de maior porte cortaram 720.882 postos, ou cerca de 15 vezes mais.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destaca, porém, que as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 50% dos empregos formais no país e lembra que o setor foi o que mais criou empregos nos últimos anos.

As micro e pequenas empresas só começaram a perder vagas com registro em carteira em 2015, ao passo que nas médias e grandes as demissões têm superado as contratações desde 2013. No acumulado dos últimos 6 anos, as MPEs ainda têm um saldo de 4,7 milhões de vagas abertas, enquanto que as de médio e grande porte eliminaram 2,09 milhões de empregos desde 2011.

“Nas grandes empresas, os movimentos são muito mais lentos, não são abruptos, e estão vindo de uma recessão há muito tempo. Soma-se a isso um fenômeno novo que é o desemprego estrutural, gerado pela tecnologia”, explica o presidente do Sebrae, que cita ainda o avanço da terceirização e maior participação de empresas com estruturas menores dentro da cadeia de produção.

No setor de serviços, por exemplo, observa-se uma migração de parte do emprego formal para empresas de menor porte. No acumulado do ano, as grandes e médias empresas eliminaram 313,5 mil postos de trabalho, ao passo que as MPEs criaram 113,9 mil novas vagas de emprego. Além de serviços, agropecuária é o único setor com contratações superando as demissões no ano (55,2 mil) entre as micro e pequenas. Nas empresas de maior parte, apenas agropecuária tem saldo positivo no ano, com criação de 6,5 mil vagas.

No acumulado de janeiro a outubro, o país perdeu 751.816 vagas formais, segundo o Ministério do Trabalho. Em 2015, o Brasil perdeu 1,510 milhão de empregos formais.

Analistas do mercado destacam que o mercado de trabalho costuma ser um dos últimos indicadores a reagir numa retomada econômica e projetam que a recuperação do mercado de trabalho só deverá acontecer no segundo semestre do ano que vem.



*G1

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...
Fundação Jose Silveira

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...