Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cientista baiana recebe Comenda Maria Quitéria

Uma sessão solene semipresencial marcou a entrega da Comenda Maria Quitéria à cientista baiana, doutora em biomedicina, Jaqueline Góes de Jesus, responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus 48 horas depois dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina. A homenagem foi proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que fez a entrega da honraria no Plenário da Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta terça-feira (12).

“Se estamos hoje aqui, aguardando ansiosos pela vacina para retomar nosso processo no dia a dia e continuar na luta por uma sociedade melhor, temos muito a agradecer à doutora Jaqueline”, disse a vereadora em seu discurso. Doutora Jaqueline Góes de Jesus coordenou o trabalho inédito, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Oxford, fundamental para os trabalhos que resultaram nas diversas vacinas contra a Covid-19.

A descoberta foi considerada tão importante para a ciência brasileira que na Itália, por exemplo, que foi o foco de expansão da doença na Europa, esse sequenciamento ainda não havia sido obtido até o início do mês de março.

O vereador Luís Carlos Suíca (PT), auxiliou Marta na condução dos trabalhos. “É com muita honra que participo dessa homenagem à doutora Jaqueline Góes, essa mulher negra e baiana. Essa honraria é mais que uma obrigação, é o reconhecimento que a representatividade tem muita importância”, pontuou o legislador.

“Em meio à crise em que vivemos no Brasil, com tantas perdas para todos nós, com mais de 200 mil mortos no país, um índice de desemprego altíssimo e as desigualdades sociais ainda mais latentes, conceder a Comenda Maria Quitéria para doutora Jaqueline é uma honra na verdade para esta Casa”, disse Marta Rodrigues.

O pai da homenageada, Jurandir Pereira, a mãe Edna de Jesus e o irmão Jonatas Góes de Jesus compuseram a mesa. O pai discursou emocionado: “Estou muito orgulhoso por todo o legado que minha filha construiu até aqui”. A comenda foi entregue pela vereadora na companhia dos familiares e do companheiro da biomédica, Michel Oliveira.

O vereador Sabá (DC) fez questão de ir ao plenário e parabenizar a homenageada pelo importante trabalho, que garantiu avanços no processo de desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Salvador (canal aberto 12.3 e portal www.cms.ba.gov.br) e pela Rádio Cãmara 105.3FM.

Homenageada

“Espero estar à altura dessa homenagem e poder continuar inspirando meninos e meninas a vencerem pelo estudo. Foi realmente a educação que me trouxe até aqui. Eu fui uma estudante que agarrou todas as oportunidades que apareceram. O exemplo que deixo aqui é da educação e da oportunidade”, destacou a agora comendadora Jaqueline Góes de Jesus.

A homenageada agradeceu aos seus colegas do grupo de pesquisa e à família. “Esse é o resultado de um grande trabalho feito ao longo de anos e que pôde ser divulgado em 48 horas”, pontuou.

Formada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Jaqueline é doutora em Patologia Humana e Experimental pela também pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em associação com a Fiocruz. É mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz e atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professora-adjunta de Bioquímica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Doutora Jaqueline também integrou o projeto Zibra, tendo percorrido o Nordeste para sequenciar o genoma do vírus da zika. Em dezembro do ano passado, a cientista baiana foi vencedora do prêmio Capes de Tese em Medicina II, edição 2020, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A cantora Nani Verona fez uma apresentação virtual durante a sessão. Também participaram através da Internet os representantes da Secretaria Estadual de Educação, Marcio de Pereira Gomes e Ivanilda Cardoso; Francisco Coelho, do Conselho Distrital de Saúde; e Amanda Cunha, representando o Movimento de Mulheres.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...