Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ENTREVISTA! Léo Prates deixa a vice-liderança do Governo e fala sobre a presidência da CMS

Eleito com 12.549 votos, o vereador Léo Prates (DEM), que deve ser confirmado em janeiro pelo colegas para ocupar o principal cargo da Câmara Municipal de Salvador, bateu um papo com o Informe Baiano. O futuro presidente pretende aprofundar o diálogo e melhorar a transparência na Casa. Veja abaixo a entrevista completa.

IB – O jogo está definido? Você já tem maioria absoluta…

LP – Eu tenho um profundo respeito a Paulo Câmara, apoiei a gestão dele durante esses quatro anos e ajudei na melhoria do aperfeiçoamento legislativo como presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Fizemos um bom trabalho juntos. A minha candidatura não é nada de pessoal contra Paulo Câmara. É apenas contra o que representaria uma eventual terceira candidatura de Paulo Câmara, que ele ainda não anunciou qual a decisão que ele vai tomar.

IB – Ficou algum arranhão com Paulo Câmara?

LP – Encerrada as disputas o meu retrovisor está quebrado. E foi dessa forma que em 2012 nós ganhamos a eleição junto com prefeito ACM Neto e com a oposição construir a melhor das relações, claro que divergindo, discordando, quebrando o pau como diz no popular.. Mas sempre com muito respeito, educação e com boa relação pessoal. Tenho em vários vereadores da oposição amigos, como o vereador Lessa, o vereador Moisés Rocha, o vereador Suica, enfim, todos considero bons amigos. Claro que a gente tem ideias e pensamentos divergentes, mas é a democracia e é importante saber respeitar isso.

IB – Caso seja confirmada a sua eleição na presidência da CMS, o que você pensa em inovar?

LP – Aprofundar o diálogo, melhorar a transparência e a eficiência da máquina administrativa da Câmara Municipal orgulhando o cidadão de Salvador. Vamos manter as conquistas do presidente Paulo Câmara, que são inegáveis em setores como a parte legislativa da Câmara. E melhorar aquilo que precisa melhorar, como a infra-estrutura básica do funcionamento das Comissões Permanentes da Casa.

IB – Nessa nova legislatura, você está muito mais experiente. O que você pretende priorizar?

LP – Um pouco mais experiente e ainda com muita coisa a aprender. Eu acho que eu tive uma ascensão muito rápida na Câmara Municipal, fruto de muita dedicação e o apoio dos colegas. Eu fui um dos poucos calouros da Câmara Municipal que presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a mais importante da CMS. Fui vice-líder do Governo, pra mim um orgulho e graças ao vereador Joceval, que muitas vezes foi generoso comigo. Eu exerci a liderança muitas vezes em momento cruciais. Ele confiou no meu trabalho. É um dos melhores amigos que tenho na Casa e na vida. Tenho nele um profundo carinho e me emociono quando falo dele porque foi o companheiro que começou comigo nessa jornada para a presidência da Câmara. Então, agradeço esse momento. Nos momentos difíceis a gente tem que contar com os colegas e nos momentos bons dividir os louros com os colegas, porque a gente não faz nada sozinho. Então, tenho que reconhecer os meus colegas. Tenho que falar também da generosidade do meu partido e preciso reconhecer a generosidade de uma pessoa muita mais gabaritada do que eu, muito mais preparada do que eu, mas que decidiu nos apoiar desde o primeiro momento, que é o vereador Cláudio Tinoco.

IB – O que muda agora? Você é o vice-lider do Governo… Você e Joceval são os vereadores que conversam com o prefeito e com João Roma (chefe de Gabinete) sobre as demandas da Casa…

LP – O líder, o primeiro vice-lider e o segundo vice-líder são os únicos cargos na Câmara Municipal que são nomeados pelo prefeito. Eu sempre soube separar muito bem os papeis na CCJ e vice-liderança. Agora eu me afasto da vice-liderança, até porque é incompatível com o papel que eu pretendo exercer. Eu sou candidato, a eleição só se ganha em 2 de janeiro. Estou deixando esse cargo, mas com o coração apertado. Gostei muito de exercer esse papel de negociação, de diálogo. Pretendo levar para a presidência o exercício do diálogo. Essa eu quero que seja a minha principal característica.

IB – Como vai se desenrolar a questão da Mesa Diretora?

LP – Nós estamos conversando com as forças que declararam apoio a nós. Sairá uma composição que orgulha a Câmara Municipal e a cidade do Salvador.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...