Aprenda a abrir a garrafa de champanhe como um profissional

Pode parecer bastante simples abrir uma garrafa, mas se para abrir uma garrafa vinho é preciso ter uma certa técnica, para abrir uma garrafa de espumante é preciso ainda mais mestria.

Apesar de todo o teatro envolvido na garrafa de espumante, a rolha não deve sair num estrondo e nem se deve perder metade do líquido. O site El Confidencial partilhou as dicas de um especialista para conseguir abrir uma garrafa de espumante como um verdadeiro profissional:

1. Pode parecer óbvio, mas o espumante tem de estar bem gelado, não só para ter um gosto melhor, como para que a temperatura adequada facilite a extração da rolha.

2. Assim que retirar a garrafa da geladeira, mantenha-a num balde com gelo e um pouco de sal – o sal absorve o calor da garrafa e permite que o frio do gelo se transmita mais rapidamente ao conteúdo da garrafa.

3. Quando tirar a garrafa do balde, limpe-a com um pano para evitar que escorregue das mãos.

4. Antes de abri-la aponte o gargalo da garrafa para um local onde não tenha nenhum convidado nem coisas que possam quebrar, como lâmpadas.

5. Retire o papel metálico que cobre a rolha e desenrosque o arame que segura a rolha.

6. E agora, o truque final, retire a rolha com a mão ou com uma toalha, mantendo-a sempre segura e para impedir que saia em disparada, mantenha a mão e não rode a rolha nem gire a garrafa! Assim evita o ‘estouro’ típico e mantém a segurança dos seus convidados.