Veja quais foram os 10 filmes mais pirateados de 2016

O site TorrentFreak publicou na semana passada uma lista com os dez filmes que mais foram baixados ilegalmente em 2016. O primeiro lugar da lista ficou com o filme “Deadpool”, lançado em fevereiro, que gerou mais de US$ 780 milhões em receita nos cinemas.

Segundo o site, a lista foi compilada com base em “diversas fontes, incluindo estatísticas de download divulgadas por programas públicos de BitTorrent”. A lista inclui também filmes como “Procurando Dory”, “Capitão América: Guerra Civil” e “Star Wars: O Despertar da Força”.

Pirataria e vendas

Como o Gamespot aponta, “Deadpool”, além de ser o filme mais pirateado do ano, foi um dos que mais rendeu lucro nos cinemas. O TorrentFreak também aponta para o fato de que “em geral há uma forte correlação entre pirataria e vendas de ingressos para o . Isto é, os filmes mais lucrativos costumam render bem em sites de torrent também”.

Por isso, a lista também tem algumas surpresas. “Independence Day: O Ressurgimento”, por exemplo, entrou no top 10 apesar de não ter ido muito bem nos cinemas. A animação “Zootopia – Essa Cidade é o Bicho”, por outro lado, foi o terceiro filme mais lucrativo do ano, mas não esteve na lista.

A correlação entre pirataria e vendas não é exatamente uma surpresas. Pesquisas realizadas na Suécia e na Austrália já revelaram que pessoas que compartilham cultura e conhecimento por meio da costumam gastar mais com esses setores – mais ainda do que pessoas que não “pirateiam” nada.

Veja abaixo a lista dos dez filmes mais pirateados de 2016, junto com o quanto eles renderam nos cinemas:

Nº Filme

1 Deadpool

2 Batman v Superman: A Origem da Justiça

3 Capitão América: Guerra Civil

4 Star Wars: O Despertar da Força

5 X-Men: Apocalipse

6 Warcraft

7 Independence Day: O Ressurgimento

8 Esquadrão Suicida

9 Procurando Dory

10 O Regresso