Alto do Peru recebe primeiro posto requalificado pela Prefeitura em 2017

A primeira semana de 2017 prossegue em ritmo intenso pela Prefeitura com a entrega, nesta terça-feira (3), no Alto do Peru, da Unidade de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora de Guadalupe completamente requalificada e que vai beneficiar 16 mil pessoas da região. Na inauguração, estiveram presentes o prefeito ACM Neto, o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, técnicos municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a população. Com essa, já são mais de 160 unidades de saúde entregues pela administração municipal reformadas ou construídas desde o início de 2013, reforçando a continuidade do trabalho realizado nos últimos quatro anos.

O prefeito destacou que, mesmo com o contingenciamento municipal devido à crise econômica que atinge todo o país, a saúde continuará sendo prioridade. “A saúde não pode ser prioridade apenas no discurso, mas sim na ação prática do dia a dia. Graças a Deus tem sido demonstrado isso com os investimentos que são feitos pela Prefeitura. Vamos continuar nessa luta, sobretudo para concretizar o sonho dessa cidade de ter o primeiro hospital municipal público, cujas obras iniciamos mesmo com a crise e que esperamos inaugurar no primeiro trimestre de 2018”, declarou ACM Neto.

Estrutura – De acordo com o secretário Rodrigues Alves, a USF Nossa Senhora de Guadalupe, existente desde 2007, contava apenas com quatro equipes de saúde da família antes da reforma. As obras possibilitaram a ampliação da estrutura, que conta agora com oito consultórios médicos e quatro odontológicos, sala de vacina, recepção, sanitários e acessibilidade, dentre outros ambientes.

A equipe de profissionais contará com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais e agentes comunitários, que realizarão visitas domiciliares. A unidade agora possui capacidade para atender a 16 mil pessoas da localidade cadastradas na estratégia de saúde da família.

Escola – O prefeito ACM Neto visitou ainda a Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe, que fica ao lado da USF. A solicitação do corpo docente e moradores é de que a unidade escolar seja ampliada para atender melhor à demanda da comunidade. Devido ao tamanho reduzido do terreno, que impossibilita a ampliação da escola no próprio local, foi solicitado à Secretaria Municipal da Educação a identificação de uma área maior para transferência da estrutura.