Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ibametro alerta os pais sobre riscos das redes de proteção em janelas

Após uma nova morte envolvendo rede de proteção usadas em janelas, em Salvador, com a queda de um menino de 11 anos do 20º andar de um prédio no Horto Florestal, no último dia 25 de janeiro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia vinculada à Secretaria Desenvolvimento Econômico (SDE), volta a alertar os pais sobre os riscos relativos a esse produto. O Ibametro trabalha junto ao Inmetro para aprovação da certificação compulsória das redes, em nível nacional, visando conferir uma maior segurança ao produto, indispensável nas residências com crianças pequenas.

O diretor-geral do Ibametro e presidente da Câmara Setorial de Avaliação da Conformidade da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I), Randerson Leal, acompanha os estudos técnicos sobre o tema e adverte os consumidores que esse tipo de equipamento exige cuidados na aquisição, instalação e manutenção. O Ibametro atua no caso em parceria com a Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia (RCSS-BA).

Tendo como base a Norma NBR 16046, de abril de 2012, Leal explica que as redes de proteção devem ter validade ou garantia máxima de três anos. “Após esse prazo, o consumidor deve substituir o produto que pode se desgastar com ação do sol e da chuva, além de outros fatores”, alerta.

Outra informação importante é que as redes de proteção deverão ter no “máximo” cinco centímetros entre nós (malha tamanho 5 x 5 cm). O consumidor deve observar se nas embalagens consta o número da norma ABNT/NBR 16046 que atesta que o produto passou por testes de resistência à propagação de fogo, tratamentos anti raios UV e contra apodrecimento, dentre outros critérios de segurança.

O consumidor também deve ficar atento no momento da instalação do equipamento de segurança. “Na hora de contratar o serviço de instalação é recomendável verificar se a empresa tem comprovação de capacidade técnica para realizá-lo”, recomenda Randerson Leal.

Vale frisar que, após a certificação, deve haver a fiscalização no comércio para checar se o produto está sendo vendido com as especificações corretas.

Para o coordenador da RCSS-BA, Gustavo Figueiredo, a nova ocorrência com óbito reforça a necessidade da certificação compulsória. “Nós estamos acompanhando o caso. Os relatos e as condições da referida rede apontam que houve falha na instalação. Sem nenhum tipo de norma regulatória, casos como esse podem se repetir”, alerta Figueiredo.

O que é rede de proteção? Segundo a NBR 16046, de abril de 2012, é um conjunto de malhas não metálicas entrelaçadas, destinado a proteger as pessoas que permanecem ou circulam na proximidade de janelas ou balcões contra o risco de queda fortuita. Aplica-se a redes para proteção de janelas, sacadas, escadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outras aplicações semelhantes destinadas à segurança e proteção em edificações.

A RCSS-BA é uma articulação de 27 membros, entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que atua no combate a esse tipo de acidente na Bahia, tendo como uma das atribuições discutir e propor soluções para evitar acidentes de consumo.

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da maior obra da história da...

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil pessoas em três dias de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...
Fundação Jose Silveira

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil...

RINDO DE NERVOSO! Mulher tem crise de riso durante assalto em farmácia de Vitória da Conquista

Uma situação inusitada aconteceu durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher teve uma...

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...