Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Blitze da Lei Seca retêm 42 habilitações no primeiro dia de Carnaval

A Transalvador notificou 52 condutores, reteve 42 habilitações e removeu 16 veículos nas blitze de alcoolemia realizadas no primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador, entre a noite de ontem (22) e madrugada de hoje (23). Os condutores foram notificados com base na Lei Seca, por registro de até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido. Foram registrados oito acidentes, com quatro vítimas, duas delas fatais.

Oitenta e cinco agentes de trânsito atuaram durante a operação especial montada pela Transalvador na noite dessa quarta-feira, durante a abertura do Carnaval, na Praça Municipal e o desfile no Circuito Sergio Bezerra (Barra). A fiscalização removeu também 27 veículos por estacionamento irregular. Foram feitas 245 abordagens, com o apoio da Guarda Civil e Polícia Militar.

A equipe da Transalvador atuou com 48 viaturas nas 30 barreiras estabelecidas com o objetivo de organizar o fluxo de veículos no entorno dos circuitos.

Guarda Municipal – No primeiro dia de Carnaval, a Guarda Civil Municipal contabilizou 64 atendimentos, no apoio aos serviços de fiscalização e ordenamento, proteção aos equipamentos públicos e apoio à população. Foram recolhidos 29 documentos perdidos, que serão catalogados e disponibilizados no site da instituição para resgate após o Carnaval. A Guarda realizou também ações preventivas na orientação aos pais e responsáveis que comparecem ao evento com crianças, além do recolhimento de documentos perdidos.

Fiscalização sonora – Equipe de fiscalização de combate a poluição sonora da Secretaria Municipal de Ordem Publica (Semop) registrou 50 ocorrências na primeira noite de festa. Os fiscais desativaram o som de 12 espaços comerciais e em quatro veículos que estavam fora do limite autorizado. Para os estabelecimentos comerciais, entre as 7h e 22h, o limite é de até 70 decibéis, e das 22h às 7h, cai para 60. Para os trios, o limite é de até 110 decibéis. Foram realizadas 24 vistorias, monitoramento de seis trios, palco e de estabelecimentos comerciais.

Codecon – A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor notificou seis restaurantes, três lojas e um hotel. Todas as ações são baseadas na Lei Federal 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor. Foram realizadas 26 vistorias em estabelecimentos comerciais como bares, camarotes, lanchonetes/padarias, lojas e hotéis.

Sedur – As 225 vistorias pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) resultaram em 139 notificações, 127 por irregularidades em camarotes, balcões e publicidade irregular. Outras 12 notificações foram referentes a não comercialização de bebidas em garrafas e ocupação de marquises e sacadas. Também foram emitidas 27 advertências, além da apreensão de material de publicidade (Blimps, placas, faixas), com emissão de 06 autos de infração de publicidade. Uma obra irregular foi embargada no bairro de Ondina.

Salvamar – Durante todo o dia de ontem, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 20 ocorrências envolvendo banhistas nas praias da capital baiana. Foram 10 pre-afogamentos na Barra, seis em Ondina e quatro na praia de Aleluia. Durante todos os dias de Carnaval, a Salvamar irá atuar com 246 agentes distribuídos entre o Jardim de Alah à Praia de Ipitanga, ilhas de Salvador, além do circuito Barra/ Ondina.

Apreensão de bebidas – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou a apreensão de 1.632 itens e equipamentos irregulares nos principais circuitos da folia neste primeiro dia de Carnaval. Entre os itens não autorizados os agentes encontraram palitinhos de churrasco, bebidas acondicionadas em recipientes de vidro e botijões de gás. Os produtos e materiais apreendidos se encontram no Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Avenida San Martin), podendo ser retirados por seus proprietários após pagamento das multas correspondentes.

Neste ano, a secretaria cadastrou e licenciou mais de 3.000 comerciantes informais para atuar na festa com carrinhos de pipoca, sorvete, água de coco, baianas com tabuleiros de acarajé e mingau, trabalhadores com isopor móvel e fixo, além de veículos e trailers que comercializem alimentos.

Passageiros transportados – Neste primeiro dia de Carnaval, a Secretaria de Mobilidade (Semob ) registou a movimentação de 1,284 milhão de passageiros no transporte coletivo convencional, complementar, por táxi e nos planos inclinados e Elevador Lacerda. Foram 1,2 milhão de passageiros no transporte coletivo convencional, 42,8 mil no complementar e 3,2 mil em táxis. Pelo Elevador Lacerda passaram 27,8 mil passageiros, enquanto 8,3 mil utilizaram o Plano Liberdade Calçada e 2 mil o Plano Gonçalves.

Iluminação pública – Neste primeiro dia de festa foram registras 90 ocorrências de manutenção, com a troca de refletores e substituição de lâmpadas além da retirada de uma ligação clandestina (gato) no circuito Barra/Ondina.

Ouvidoria – Pelo 156, foram registradas 15 chamadas com pedidos de informações sobre a festa, a maioria delas relacionadas ao acesso ao circuito e localização de estacionamentos.

 

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) assinaram, nesta quinta-feira...

MISTÉRIO: Homem viaja para realizar entregas no norte da Bahia e desaparece

Um homem de 43 anos está desaparecido desde o dia 5 de abril, quando saiu de casa, no município de Senhor do Bonfim, norte...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara...
Fundação Jose Silveira

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara...

MISTÉRIO: Homem viaja para realizar entregas no norte da Bahia e desaparece

Um homem de 43 anos está desaparecido desde o dia 5 de abril, quando saiu de casa, no município...

Acumulada novamente, Mega-Sena terá prêmio de R$ 100 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.714 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (18), no Espaço da Sorte,...

Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou hoje (18) os dados econômico-financeiros relativos ao quarto trimestre de 2023....