Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Filhos de Gandhy levam mensagem de paz junto com Gil e Rui

De mortalha branca e detalhes azuis, os Filhos de Gandhy saíram às ruas do centro histórico de Salvador, na tarde de hoje (26), levando mensagens de paz e de resistência do povo negro. Esta é a 68ª vez que o Afoxé Filhos de Gandhy desfila no carnaval de Salvador e estende, pelas ruas do Pelourinho, o tapete da paz com as cores das vestimentas.

Ganghy2

O tema deste ano – “Diáspora Africana: A travessia não me abateu, Tornou-me forte!” – é uma forma de ressaltar as conquistas do povo negro, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Para o guru espiritual do Afoxé, Valdemar José de Souza, conhecido por Tio Souza, a homenagem é uma forma de reforçar a resistência das pessoas negras, sobretudo as trazidas da África em navios negreiros.

“Estamos homenageando as nações africanas, com a diáspora. Essa é a nossa responsabilidade, de representar bem uma entidade mundialmente conhecida, nos esforçarmos para fazer do sacrifício o exercício. Nossa roupa tem uma representatividade forte e com muito sentido espiritual, até porque tudo que fazemos é com cunho espiritual. Não denominamos como alegoria, mas é tudo voltado para a espiritualidade e a individualidade de cada pessoa”, explica Tio Souza.

Ganghy5

Ritual pela paz

Antes da saída dos integrantes pelas ruas do Pelourinho, os participantes fizeram o tradicional Padê, cerimônia religiosa do Candomblé, seguido pela soltura de milho branco sobre os presentes. Segundo Tio Souza, as oferendas [são feitas] ao Orixá Escravo, o guardião da casa.

Após a cerimônia, centenas de homens vestidos em tecidos que lembram vestes indianas começaram o desfile, enquanto borrifavam alfazema na multidão. O músico e compositor baiano Gilberto Gil participou do cortejo.

Um grupo de músicos seguiu o cortejo, tocando agogôs e outros instrumentos que compõem o ritmo Ijexá, tocado por 80 percussionistas. Com vestimenta em cor diferente da dos demais, Marcos Lopes, da ala de canto do Afoxé, conta que o preparo não é só espiritual, mas vocal e físico para aguentar três desfiles no carnaval.

“Compensa muito ver a alegria dos associados. É uma coisa que não tem preço, esse amor e essa dedicação fazendo o povo feliz e pedindo pela paz”, declara.

A procura pela fantasia dos Filhos de Gandhy intensificou o comércio do centro histórico de Salvador. Até para a colocação da toalha branca na cabeça dos integrantes, é preciso experiência para manter o padrão.

Melhoria de renda

Há 14 carnavais, a dona de casa Lúcia Araújo aproveita os desfiles do Afoxé Filhos de Gandhy para melhorar a renda. Segundo ela, um ex-dirigente do bloco a incentivou a fazer o curso de costura da toalha branca na cabeça. O processo envolve a costura, à mão, com a presença do participante, já que é tudo feito sob medida, na hora do desfile.

“O pessoal me procura muito para fazer o serviço e isso me ajuda muito a melhorar a renda, durante o carnaval. Eu agradeço muito a ele [ex-dirigente], por ter me dado a ideia do curso que durou cinco meses. Desde então, sempre venho no carnaval fazer a costura das toalhas”, relatou a autônoma, que tem um pequeno bar em casa.

A indumentária, que lembra túnicas indianas, assemelha-se a vestidos. Esse foi um motivo que a produtora de eventos Sueli Souza encontrou para desconstruir o machismo e o sexismo no filho Jonatan Salvador, de 5 anos. Segundo ela, a criança sempre questionou o uso das roupas em homens por entender que vestidos são para mulheres. Para acabar com a ideia, ela resolveu vestir o filho este ano para ensinar, segundo ela, que roupa não têm gênero.

“Eu resolvi vesti-lo assim, porque ele tem a ideia de que é um vestido, e ele disse que homem não usa isso. Agora eu o trouxe para mostrar que não há roupa exclusiva de homem ou mulher. Apesar de ter resistido, ele está aceitando por ver outros homens assim também”, diz a mãe de Jonatan.

Após a concentração, no Pelourinho, o bloco composto somente por homens seguiu para as ruas do Campo Grande, onde foi puxado por um trio. Amanhã (27), o bloco de 3 mil associados volta às ruas, mas no circuito Barra–Ondina, às 15h. Na terça-feira (28), último dia de carnaval, será a última saída do Afoxé, no contrafluxo no Circuito Osmar–Campo Grande.

Ganghy1

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens postadas em...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...