Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Para agentes da PF, críticas são modo de “desviar atenção”

Os investigadores da Polícia Federal responsáveis pela Operação Carne Fraca avaliam os ataques desferidos pelo governo e por entidades de classe ligadas ao agronegócio como uma forma de tentar desviar o foco do esquema de corrupção descoberto pela investigação.

No entendimento de integrantes da investigação ouvidos pela reportagem, o “barulho” feito após as revelações sobre problemas sanitários nos frigoríficos e as afirmações de que a atuação da Polícia Federal deve impactar na economia servem apenas para evitar o debate sobre as “relações espúrias” entre grupos políticos e agentes públicos do Ministério da Agricultura.

“Temos excelente material de análise e muita coisa ainda sob sigilo. A operação é grande e ainda vai crescer bem mais”, comenta um investigador.

Crítica

No domingo (19/3), após reunião com o presidente Michel Temer e representantes dos frigoríficos, o ministro da Agricultura Blairo Maggi criticou “a narrativa” criada pela Polícia Federal na Carne Fraca. Após afirmar que houve “fantasias” e que é uma “idiotice” achar que os produtores colocariam, por exemplo, papelão em embutidos, como foi apontado pelas investigações, Maggi disse que as investigações vão tomar “um outro rumo” na medida em que a pasta ajudar a PF com informações técnicas do setor de carnes.

Outro foco

Para um investigador ouvido pela reportagem, após a reação do governo e das empresas, as pessoas “esqueceram completamente” da corrupção envolvida no caso e as notícias ganharam um novo enfoque. “Agora, elas estão focadas só no suposto problema causado no setor de exportação de carne”, disse o investigador.

Sobre o objetivo da Carne Fraca, o investigador lembra que a operação é conduzida por agentes federais da delegacia de Repressão ao Crime Organizado, a mesma envolvida na operação Lava Jato, e, por isso, tem como foco possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos e privados.

Sobre as questões sanitárias que deram à operação contornos de escândalo de saúde pública e desrespeito com o consumidor no Brasil e no mundo, o investigador lembra que essas questões são apenas a consequência das irregularidades, mas que não são o foco principal dos envolvidos no caso.

Para evitar que o debate siga a narrativa de interesse do governo e das empresas envolvidas no esquema investigado pela Operação Carne Fraca, os investigadores pregam que os trabalhos se concentrem nos atos de corrupção, “para não deixar as críticas perturbarem” o andamento da apuração.

CASA INVADIDA: Homem executado a tiros e irmão ferido em Camaçari

Um homem, identificado como Jeivison Francisco dos Santos dos Anjos, de 25 anos, foi assassinado a tiros após ter sua casa invadida por criminosos...

BA-263: Acidente deixa dois mortos no sudoeste da Bahia

Um acidente de trânsito vitimou duas pessoas nessa quarta-feira (17/04), em um trecho conhecido como Passagem do Angico, na BA-263, em Jacaraci, no sudoeste...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CASA INVADIDA: Homem executado a tiros e irmão ferido em Camaçari

Um homem, identificado como Jeivison Francisco dos Santos dos Anjos, de 25 anos, foi assassinado a tiros após ter...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CASA INVADIDA: Homem executado a tiros e irmão ferido em Camaçari

Um homem, identificado como Jeivison Francisco dos Santos dos Anjos, de 25 anos, foi assassinado a tiros após ter...

BA-263: Acidente deixa dois mortos no sudoeste da Bahia

Um acidente de trânsito vitimou duas pessoas nessa quarta-feira (17/04), em um trecho conhecido como Passagem do Angico, na...

Maior buraco negro da Via Láctea é descoberto por cientistas

Astrônomos identificaram o que é agora o buraco negro estelar mais massivo conhecido em nossa galáxia, batizado de Gaia...

CORTE NA SEGURANÇA PÚBLICA: Volume de recursos é o menor da década e operações devem diminuir

Os cortes no Orçamento de 2024 promovidos pelo governo Lula (PT) afetaram também o Ministério da Defesa e órgãos...