Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Governo federal autoriza ensino a distância na educação básica

Decreto publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União flexibiliza regras para oferta de cursos na modalidade a distância no país, incluindo, inclusive, escolas de Educação Básica.

Até agora, a oferta de ensino à distância, comum no Ensino Superior, era permitida em circunstâncias raras no Fundamental e Médio. Segundo o decreto, assinado pelo presidente Michel Temer, caberá aos Estados e municípios autorizar a oferta dos cursos à distância nas escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio, educação profissional, ensino para jovens e adultos (EJA) e educação especial.

No caso do Fundamental, que compreende do primeiro ao nono ano, o ensino à distância será feito em casos especiais:
– Estudantes impedidos de acompanhar as aulas presenciais por motivo de saúde
– Para quem estiver no Exterior
– Para quem vive em localidades isoladas ou transferidos de forma obrigatória para regiões de difícil acesso
– Para quem esteja privado de liberdade
– Alunos dos anos finais do Fundamental, mas privados de disciplinas obrigatórias.

O ultimo item não estava previsto nas regulações anteriores do Ministério da Educação sobre o ensino a distância. Passam a ser incluídos na modalidade alunos do sexto ao nono ano do Fundamental que estejam sem aulas obrigatórias por diferentes motivos – a falta de professores poderia ser um deles.

Para o Ensino Médio e demais etapas, não existem restrições específicas. As secretarias e os conselhos de educação terão a responsabilidade de regulamentar o novo modelo, criando as regras para a oferta dessa modalidade de ensino.

A mudança foi vista como positiva por representantes do setor privado presentes no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), em Gramado. Segundo a diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, a mudança será importante, principalmente para as escolas de Ensino Médio, que poderão ampliar as possibilidades de conteúdos ofertados aos estudantes.

— Essa mudança vai de encontro com a Reforma do Ensino Médio, que prevê a flexibilização do currículo com diversos itinerários formativos. Teremos condições de ampliar as alternativas, inclusive na formação técnica — disse.

Ela reconhece, no entanto, que para os adolescentes é importante a presença e o acompanhamento do professor, e diz que na regulamentação feita pelos estados e municípios isso deve ser levado em conta.

No mesmo decreto, também foram incluídas mudanças para o ensino superior a distância. Entre as principais alterações estão a criação de polos de EAD pelas próprias instituições, sem passar por análise prévia do MEC, e a oferta exclusivamente de cursos a distância, sem que a instituição de ensino tenha que ofertar vagas presenciais.

O MEC acredita que as mudanças irão facilitar a criação de vagas e ampliar o número de estudantes no Ensino Superior. O Plano Nacional de Educação prevê que, até 2022, 33% dos jovens entre 18 e 24 anos estejam matriculados no Ensino Superior. Hoje o percentual não passa de 20%.

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Conforme fontes do Informe...

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou 9,4% do total) no último trimestre de 2023. Os dados são...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras,...
Fundação Jose Silveira

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras,...

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou 9,4% do total) no último trimestre...

Mega-Sena pode pagar até R$ 6 milhões no sorteio desta quinta-feira (25)

A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (25/04), o concurso 2.717 da Mega-Sena, com um prêmio estimado em R$...

EXECUÇÃO NO CABULA: Homem cercado e morto por traficantes na Timbalada

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na manhã desta quinta-feira (25/04), na localidade conhecida como...