Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Programa oferece atendimento odontológico a pessoas com deficiência

Há mais de 15 anos, o projeto ‘A Última Porta’, desenvolvido pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, oferece atendimento humanizado em odontologia para pacientes com necessidades especiais. Toda semana, durante quatro dias, o cirurgião-dentista Mizael Cardoso e uma equipe multidisciplinar ofertam serviços para pacientes vindos de todo o estado.
Autistas, esquizofrênicos, paraplégicos e portadores de Síndrome de Down, lesões cerebrais e deficiência mental são acolhidos pela iniciativa, única na capital com este perfil. São três dias dedicados ao atendimento ambulatorial e o quarto para o centro cirúrgico.
Ganhador do segundo lugar do Prêmio de Boas Práticas em 2013, o projeto alcançou reconhecimento. Além disso, o método de atendimento foi disseminado em Vitória da Conquista em dezembro passado, quando foram realizadas capacitações, com aulas práticas e teóricas, dedicadas à equipe do Hospital Geral de Vitória da Conquista, que já opera nos mesmos moldes do projeto no HGRS.
A proposta é replicar o modelo também em Jequié e Feira de Santana. “Estou muito feliz por conta do retorno que ele [o projeto] obteve. É muito benéfico que possamos receber pessoas que são desassistidas. Com a premiação, passamos a ser bem mais conhecidos e isso ajuda muito”, comenta Cardoso.
Cuidado e atenção 
Paciente desde os primeiros anos do projeto, Maria de Lourdes dos Santos, 58 anos, começou a frequentar os corredores do HGRS em busca de atendimento para ela e para a filha, Ana Maria, 31. Moradora de Pirajá, Maria agora conseguiu inserir o filho, Josué Barreto, 37. “O atendimento é ótimo, não tenho nada do que me queixar. Mesmo longe de casa, vale muito a pena vir até aqui”.
A satisfação de Maria de Lourdes não é à toa. A equipe de dez pessoas, entre dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, é especialmente treinada para lidar com pacientes que demandam maior atenção e cuidado – não apenas profissional, mas também humano. “Nossa equipe é o diferencial do programa”, conclui Cardoso. O trato com os pacientes é essencial, uma que vez que 90% dos procedimentos realizados pelo projeto é ambulatorial.
E todo o cuidado no atendimento não é sentido apenas pelos pacientes, mas também por toda a equipe. “Para nós é muito gratificante o retorno que recebemos. Um paciente de Jequié nos retornou contato para agradecer pelo atendimento prestado em Vitória da Conquista, durante a capacitação do Hospital Geral da cidade, por conta da presteza e da oportunidade de ser tratado pela equipe de Salvador”, observa Sandra Regina Oliveira de Morais, que integra o programa do HGRS.
Boas práticas 
Projetos como o A Última Porta, desenvolvidos por servidores estaduais com o objetivo de promover um ambiente de trabalho decente ou novas práticas que estimulem a criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público, podem ser inscritos na nona edição do Prêmio de Boas Práticas.
Podem participar servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, no Portal do Servidor.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...