Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Estudo mostra que horário de verão não funciona

A mudança nos hábitos do consumidor e o avanço da tecnologia tornaram inócuo um dos principais objetivos do polêmico horário de verão. De acordo com estudo do Ministério de Minas e Energia, a adoção da hora adiantada na época mais quente do ano não resulta mais em economia de energia. A despeito disso, a manutenção do horário de verão, de acordo com autoridades do setor elétrico, é considerada uma “questão cultural”.

“Em termos integralizados (diurno e noturno), o horário de verão não atendeu ao que se propôs – ou seja, não há relação direta com redução de consumo e demanda”, diz o estudo, obtido pelo Estadão. A popularização dos aparelhos de ar condicionado é uma das principais razões dessa mudança. No estudo, técnicos do MME apontaram que a temperatura é o que mais influencia os hábitos do consumidor, e não a incidência da luz durante o dia.

Como o calor é mais intenso no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo são registrados atualmente nesse período. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de ponta ocorre entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h.

Economia de energia

A economia de energia entre 17h e 20h ainda ocorre atualmente, mas é menor do que o aumento do consumo verificado durante as madrugadas por causa do uso do ar condicionado entre meia-noite e 7h. “Antes, o chuveiro era o vilão do setor elétrico. Hoje, é o ar condicionado”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Leite.

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que, para o governo, a aplicação do horário de verão se aproxima da neutralidade. “Mas, para a sociedade, para o trânsito, para a vida das pessoas, a impressão é de que o horário de verão traz mais benefícios”, afirmou.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, destacou que o horário de verão não serve para reduzir o consumo de energia, mas sim para diminuir a concentração da carga nos horários de pico – hoje, há diminuição de 4% nesse período. “Se não adotássemos mais o horário de verão, isso não seria um problema para o setor elétrico. Mas ele traz ganhos inegáveis para o setor de turismo e para a população”, disse.

Para Barata, a adoção do horário de verão ultrapassa as decisões do setor elétrico. “Isso é algo além, que entrou na cultura dos países. Na maioria dos países desenvolvidos, existe horário de verão ou inverno, ou até os dois. E nenhum deles faz isso por economia de energia”, disse. “Quero crer que isso vale para o nosso País também. O que eu defendo é que essa decisão, de manter ou acabar com o horário de verão, não seja apenas do setor elétrico, mas do governo, do País”, acrescentou.

Hora do banho

No passado, o horário de maior consumo de energia era registrado entre 17h e 20h, quando os trabalhadores retornavam para casa e tomavam banho. Para dar mais folga e segurança ao sistema, adiantar os relógios em uma hora permitia, por exemplo, adiar o acionamento da iluminação pública nas ruas – o que adiava parte da demanda e reduzia a concentração do uso de energia, o que reduz custos do sistema elétrico.

No ano passado, de acordo com dados do MME, o horário de verão durou 126 dias e gerou uma economia de R$ 159,5 milhões ao sistema, ao reduzir o acionamento de usinas termoelétricas. O custo é considerado irrelevante para o setor. A primeira vez que o País o adotou foi em 1931. Desde 1985, ele foi aplicado todos os anos.

Nos países desenvolvidos, o horário de verão é mais extenso do que no Brasil. Na Europa, vigora de março a outubro; nos EUA, México e Canadá, de março a novembro.

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra um homem que agrediu sua...

Vacina contra a Dengue passa a ser oferecido para mais faixas etárias; veja quem pode se imunizar

A vacinação contra a dengue estava sendo oferecido apenas aos jovens de 10 a 14 anos, idade em que mais se concentram os casos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra...
Fundação Jose Silveira

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra...

Vacina contra a Dengue passa a ser oferecido para mais faixas etárias; veja quem pode se imunizar

A vacinação contra a dengue estava sendo oferecido apenas aos jovens de 10 a 14 anos, idade em que...

Ex-marido acusado de quebrar celular e agredir mulher no Shopping Paralela após filha recusar encontro

O Shopping Paralela foi palco de um caso chocante de violência contra a mulher, na tarde desta quinta-feira (18/04)....

MP aciona Coelba por interromper fornecimento de energia elétrica em Teixeira de Freitas

O Ministério Público estadual ajuizou ontem, dia 17, ação civil pública contra a Coelba em razão da má prestação...