Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pacientes que emagreceram após cirurgia bariátrica vão disputar torneio inédito de futsal

Um torneio de futebol de salão inédito vai reunir quatro equipes com uma característica marcante em comum: os jogadores eram obesos e eliminaram muitos quilos após se submeterem à cirurgia bariátrica. O 1º Torneio de Futsal NTCO acontece no próximo dia 5 de agosto, a partir das 8 horas, no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), Av. Presidente Vargas, 2974, Ondina. Os ingressos são limitados e podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis até o dia 2 de agosto na sede do NTCO. Todos os alimentos doados pelo público serão revertidos para uma instituição filantrópica.

A iniciativa integra o Movimento contra a Obesidade, um projeto do NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade), que visa o combate à obesidade e a promoção da saúde e do bem estar através do estimulo a prática de atividades físicas e desportivas. “Após o emagrecimento, o grande desafio é a manutenção do peso perdido”, afirma o cirurgião bariátrico e diretor do NTCO, Erivaldo Alves, que destaca a importância da atividade física para manutenção do peso adequado.

Quatro equipes, formadas por pacientes pós-bariátricos, médicos e colaboradores da clínica, vão disputar o torneio, que seguirá as regras da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) com pequenas adaptações. As equipes serão sorteadas em duas chaves e vão fazer o confronto em turno único. As duas equipes que vencerem os jogos iniciais vão disputar o título de campeão.

Obesidade

De acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, 19,9% da população soteropolitana está obesa, índice que supera a média nacional. A obesidade contribui para o surgimento de várias doenças que comprometem a qualidade de vida do brasileiro e podem levar à morte.

O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono (parada respiratória involuntária durante o sono), alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, colesterol alto, esteatose hepática (acúmulo de gordura nas células do fígado), artropatias (doenças das articulações), distúrbios hormonais, depressão e outros transtornos psicológicos, dentre várias outras doenças sérias e complicações.

Considerada uma doença crônica, multifatorial, progressiva e que pode causar a morte precoce, a obesidade resulta de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade gasta, causando acúmulo de gordura. A doença é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. A prática de esportes é uma das principais aliadas na prevenção da obesidade e das inúmeras doenças associadas ao excesso de peso.

Cirurgia Bariátrica

O tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta.

O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo no ranking da cirurgia bariátrica, atrás apenas dos Estados Unidos. Somente em 2015, 93,5 mil cirurgias de redução de estômago foram feitas em todo o país, o que representa um aumento de 6,25% em relação ao ano de 2014, quando 88 mil pessoas realizaram o procedimento.

Além de tratar a obesidade, a cirurgia também apresenta um alto índice de resolução de doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão e esteatose hepática. “Após o procedimento, o paciente recupera sua saúde, qualidade de vida e autoestima”, conta o cirurgião Erivaldo Alves.

Apesar de ser bastante segura, a cirurgia bariátrica apresenta riscos como qualquer procedimento cirúrgico. “Cada caso precisa ser avaliado cuidadosamente. A análise do paciente envolve vários exames clínicos e laboratoriais. É importante que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento, o pré e o pós-operatório e os hábitos que terá que adotar após a cirurgia”, esclarece o especialista. “A indicação cirúrgica pode ser feita dos 18 aos 65 anos”, explica. A cirurgia deve ser realizada em centros especializados e o paciente precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso, o total de cidades contempladas...

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel de luxo em Vitória da...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso,...
Fundação Jose Silveira

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso,...

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel...

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte...

Polícia Civil investiga professora por desviar auxílio dos estudantes em Itamaraju

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do...