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Informe Baiano
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“Bruno Araújo é o principal condutor das ações que viabilizaram o metrô e o BRT”, diz Azi

“O BRT, pela sua dimensão, será a principal obra da administração do prefeito ACM Neto”, disse o deputado federal Paulo Azi (DEM) durante a assinatura do contrato de financiamento do modal, nesta segunda-feira (31), no Sheraton Hotel.

Azi agradeceu ainda ao ministro Bruno Araújo pelo “papel destacado em relação as ações vinculadas a capital baiana”.

Para Azi, Araújo “é o principal condutor das ações que viabilizaram o metrô, aportando praticamente 70% dos recursos e agora faz com que se torne realidade essa importante intervenção na mobilidade de Salvador”, opinou.

Assinatura contrato do BRT

O contrato assinado hoje é em relação a implantação dos corredores exclusivos do Bus Rapid Transit (BRT) em sua segunda etapa. O trecho dos corredores vai da Estação da Lapa até a região do Parque da Cidade, com extensão de 5,5km. O investimento é de R$412 milhões, sendo R$300 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$112 milhões de financiamento junto à Caixa. As obras contemplarão a construção de seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim. E a implantação de viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim também fazem parte das iniciativas.

Já o trecho um está em fase final de licitação e o nome da empresa ou consórcio vencedor deve ser anunciado a qualquer momento. Com extensão de 2,9km, o trecho um tem investimento previsto de R$377 milhões. Todos os recursos estão assegurados por meio de financiamento junto à Caixa. As obras dessa etapa envolvem a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/Lucaia. Os demais são no sentido Parque da Cidade-Iguatemi e no Iguatemi.

No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais. Com a conclusão da primeira etapa, com obras que devem durar 28 meses após a assinatura do contrato com a empresa ou consórcio que vencer a licitação, os corredores exclusivos serão ocupados inicialmente por ônibus comuns.

O BRT conta ainda com o projeto de expansão, que vai do Parque da Cidade à Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8km, serão implantadas, nesta terceira etapa, as estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.

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