Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

O protagonismo das mulheres na Campus Party

O protagonismo das mulheres e o machismo no campo da tecnologia e inovação estão em pauta na Campus Party Bahia em palestras e workshop nas áreas “close” e “open”. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) promove um painel na área Multiuso, montada pelo Governo do Estado, na sexta-feira (11), das 18h30 às 19h30, com o tema “O machismo nas ciências: protagonismo e desafios das mulheres”.

A palestrante será a professora do Instituto de Matemática da UFBa, Luciana Salgado, PhD em matemática pura. Como mediadora, Graciela Natansohn, professora da Faculdade de Comunicação da UFBa. A professora Luciana foi uma das contempladas com o prêmio Bahia pela diversidade – edição mulheres nas ciências, promovido pela SPM-BA, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESB), em março deste ano.

A proposta do painel é debater os desafios das mulheres que fazem ciências, especialmente na área das ciências duras, em que ainda há uma predominância da presença masculina. Historicamente, as ciências sempre foram dominadas pelos homens. A partir da metade do século XX, essa realidade pouco a pouco começou a se transformar. O Brasil lidera, ao lado de Portugal, em participação feminina na produção científica com percentagem de 49%, enquanto no Japão a participação feminina é de apenas 20%, segundo pesquisa da editora holandesa Elvesier.

Entre os anos de 2011 e 2015 houve um aumento de 12% no número de pesquisadoras que assinaram artigos científicos no país, mas ainda falta muito para a igualdade de gênero na ciência. Como ser protagonista no universo machista da ciência e quais os desafios enfrentados pelas pesquisadoras são questões que a SPM-BA vai debater com a palestrante e o público. “A secretaria de Políticas para as Mulheres saúda a iniciativa do governo da Bahia que junto com a Secti tem buscado promover o empoderamento feminino na tecnologia e na inovação”, disse a secretária Julieta Palmeira.

Mulheres em destaque

A edição de Salvador teve o maior número de mulheres inscritas na Campus Party de todos os encontros anteriores. Segundo levantamento dos organizadores, um quarto do público pagante é formado por mulheres. Entre os palestrantes há convidadas de renome internacional a exemplo da biocientista Ada Yonath, prêmio Nobel de Química em 2009, pesquisadora do código genético, e também a baiana Candice Pascoal, fundadora da maior plataforma brasileira de crowdfunding. Candice foi a única vencedora do prêmio Cartier Women’s Initiative Awards 2017, considerada uma das mais importantes iniciativas do empreendedorismo feminino do mundo.

Na programação da Campus Party há sete eventos voltados para a temática do empoderamento feminino nas mais diversas áreas: ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo e startup, criatividade, entretenimento. Duas das palestrantes do painel “A preferia dá ciência”, na área Multiuso do Governo da Bahia, são mulheres. Questões de gênero, do feminismo na internet estarão em pauta nesses dias de discussão.

AS MULHERES NA CAMPUS PARTY

Dia 09.08 – Quarta

Palco principal (Ciência) – Área Close

Os frutos da curiosidade – Ada Yonath

Prêmio Nobel de Química em 2009

Hora: 18 às 19 horas

Dia 10.08 – Quinta

Area Multiuso (Governo da Bahia) Empreendedorismo e Startup – Área open

A Periferia dá Ciência
10/8: 19h15

http://campuse.ro/events/campus-party-bahia-2017/talk/a-periferia-da-ciencia/
O painel vai apresentar pesquisadores oriundos de comunidades periféricas. A partir de um olhar de dentro das favelas, os cientistas vão mostrar como jovens cientistas com origem pobre superam as adversidades e redesenham a ciência e a tecnologia com um olhar singular da realidade de cada um deles.

Dia 11.08 – Sexta

Palco Feel the Future (Área Close)

Donas da Rua
11/8: 13h

Palestrante: Monica Sousa

http://campuse.ro/events/campus-party-bahia-2017/talk/donas-da-rua-cpba/
Uma Turma inteira de meninas empoderadas usa as mídias sociais oficiais da Turma da Mônica para propagar uma mensagem: somos todas #DonasDaRua. A Mauricio de Sousa Produções acredita que seus personagens têm muito a contribuir no empoderamento das mulheres. Mônica Sousa contará como ela e sua equipe usam a força das mídias sociais para trabalhar a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades desde cedo.

Palco Criatividade (Área Close)

Princípios Feministas para Internet
11/8: 15h30
http://campuse.ro/events/campus-party-bahia-2017/talk/principios-feministas-para-internet/
As tecnologias digitais, com sua diversidade de ferramentas e dispositivos, suas oportunidades e riscos, constituem cenários privilegiados para a ação política feminista, queer e LGBTT e, por isso, tem sido objeto de reflexão crítica por parte dos feminismos acadêmicos e dos movimentos sociais. A partir desse contexto, trazemos um debate – incompleto, provisório, em construção – sobre um conjunto de princípios ou direcionamentos políticos desejáveis, elaborados a partir da questão: “como feministas, que tipo de internet queremos e o que necessitamos para alcançá-la?

Área Multiuso (Governo da Bahia) Área Open

O machismo nas ciências – protagonismo e desafios das mulheres
11/08: 18h30 (SPM-BA)

Os desafios das mulheres que fazem ciências, especialmente na área das ciências duras, em que ainda há uma predominância da presença masculina.
Historicamente, as ciências sempre foram dominadas pelos homens. A partir da metade do século XX, essa realidade pouco a pouco começou a se transformar. Como ser protagonista no universo machista da ciência e quais os desafios enfrentados pelas pesquisadoras são questões que pretendemos abordar com esse painel.
Palestrante: Luciana Silva Salgado, professora do Instituto de Matemática da UFBa – PhD em matemática pura.
Mediadora: Graciela Natanshon, professora da Faculdade de Comunicação da UFBa – Doutora em Comunicação

Palco Feel the Future (Área Close)

Equidade de gênero e diversidade no ambiente de trabalho
11/8: 19h

http://campuse.ro/events/campus-party-bahia-2017/talk/equidade-de-genero-e-diversidade-no-ambiente-de-trabalho-cpba/
A mulher vive um novo momento na sociedade e a sociedade, cada vez mais, reconhece a necessidade de promover a equidade de gênero e a diversidade nas empresas como parte da sustentabilidade nos negócios. O Grupo Boticário aposta no diálogo contínuo sobre o empoderamento da mulher e a diversidade na sociedade e traz grandes influenciadores do tema para conversar com os campuseiros a partir do documentário “Precisamos falar com os homens”, lançado pela ONU em 2016.

Workshop Ciência e Inovação (Área Close)

Painel #GarotasCPBr: As mulheres na história da TI e o cenário atual, o que mudou?
11/8 (sexta) : 21h30

http://campuse.ro/events/campus-party-bahia-2017/talk/painel-garotascpbr-as-mulheres-na-historia-da-ti-e-o-cenario-atual-o-que-mudou-cpba/
Quando se fala em “Tecnologia da Informação” logo vem à mente um “universo” completamente masculino, mas é uma concepção equivocada, pois essa área foi iniciada e desenvolvida por mulheres. Tudo se iniciou no século XIX, em que as mulheres começaram a desenvolver ideias revolucionárias, as quais seriam a base de grandes mudanças no decorrer dos séculos. Com trabalhos mais consolidados ao passar dos anos, décadas, séculos, até os dias atuais. Entretanto, mesmo com essas conquistas, o predomínio masculino é marcante nessa área, sendo esquecido sua base “feminina”. Na atualidade, as mulheres estão voltando a conquistar espaços de destaque no mundo tecnológico. Porém, mesmo com todas estas evoluções iniciadas pelas mulheres, nós ainda não estamos numa condição de igualdade em relação aos homens, devido a história de submissão, desde do início dessa revolução até hoje ainda existe preconceito enraizado.

Dia 12.08 – sábado

Palco Criatividade (Área Close)

OxenTI Menina
12/8 (sábado): 10h30

http://campuse.ro/events/campus-party-bahia-2017/talk/oxenti-menina-cpbsb/
A iniciativa OxenTI Menina é formada por entusiastas e apaixonadas por tecnologia para incentivar meninas da periferia a encontrar soluções tecnológicas para as suas comunidades. Nessa palestra vamos falar um pouco sobre o nosso trabalho como influenciadoras nas redes sociais e como todos nós podemos utilizar nossas redes para a inserir mais meninas e mulheres no universo da tecnologia.

Palco Feel the future (Área Close)

Como viver do seu sonho
12/8 (sábado): 13 h

Aprenda com uma das maiores empreendedoras do Brasil como transformar seu sonho em empresa e viver dele, mesmo em tempo de crise.

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo esta semana. Trata-se da Caravana...

PERSE: aprovado na Câmara projeto com incentivos ao setor de eventos

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais do Programa Emergencial...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo...

PERSE: aprovado na Câmara projeto com incentivos ao setor de eventos

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os...

Famílias que passaram por acolhimento provisório começam a receber Auxílio Moradia e Auxílio Emergência da Prefeitura

A Prefeitura de Salvador iniciou o pagamento dos benefícios de Auxílio Moradia para 81 famílias que passaram pelo acolhimento...

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta...