Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Simulado noturno de evacuação reúne mais de 300 pessoas no Calabetão

O primeiro simulado noturno de evacuação realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) reuniu 358 pessoas nesta quinta-feira (17), numa iniciativa que visa a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas de risco. Segundo o órgão, a noite é o período em que ocorre o maior índice de incidentes relacionados aos efeitos das chuvas na capital baiana, e por isso a necessidade de preparar comunidades para lidar com adversidades nesse período do dia.

O simulado tem como objetivo orientar os moradores para que eles deixem suas residências de forma segura e se dirijam para o abrigo, que neste caso foi montado na Escola Municipal do Calabetão. A operação ocorreu em conjunto com diversos órgãos públicos, entre eles a Ouvidoria Geral do Município (OGM), Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros, secretarias de Saúde (SMS) e Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) – que são os primeiros órgãos mobilizados em caso de acidentes.

17 08 2017 Simulado Defesa Civíl Calabetão Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 88 1

De acordo com o diretor da Codesal, Gustavo Ferraz, este é um trabalho preventivo que visa habituar as pessoas sobre os procedimentos necessários, para que os mesmos sejam feitos de forma natural e com precisão em caso de necessidade. “No abrigo, elas são acolhidas, entrevistadas pela Semps e daqui seguem para outros abrigos da cidade. Esse processo ocorre na Operação Chuva, no momento em que a cidade é acometida pelas intempéries climáticas”, explicou o gestor.

Moradora do bairro há quase 20 anos, Sônia da Luz dos Santos afirma que essa atividade é de suma importância para preservar vidas nas comunidades. Ela destacou ainda que hoje eles já sabem quais os procedimentos que devem ser adotados em caso de tragédias naturais. “É um alerta muito bom para nós que moramos em área de risco. Estávamos sem uma pessoa para nos orientar e mostrar como é que devemos fazer em casos de tragédia, como já aconteceu”, enfatizou Sônia.

Procedimento – A sirene é acionada quando o nível de chuva chega a 150 mm em 72h. O processo ocorre com o acionamento da sirene por dois minutos, depois com um intervalo de um minuto, seguindo com a repetição deste ciclo por mais duas vezes, alertando a comunidade dos riscos. No local de abrigo, profissionais da SMS aguardam de prontidão para eventuais atendimentos, e agentes da Semps simulam cadastro para encaminhamento de moradores a benefícios sociais.

Primeira ação do tipo, o simulado noturno será repetido em todas as áreas de risco da capital baiana. Em um primeiro momento, as ações vão ocorrer nas localidades onde estão instaladas as sirenes de alerta: Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede, Baixa de Santa Rita e Vila Picasso, em ocasião ainda a ser programada.

Fotos: Jefferson Peixoto

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...