Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Moema anuncia ampliação da Base Comunitária de Itinga na festa de cinco anos

Numa solenidade marcada pela emoção, a Base Comunitária de Segurança de Itinga celebrou seu quinto aniversário nesta sexta-feira (18). A BSC foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2012. Confirmando a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a prefeita Moema Gramacho anunciou a ampliação da BSC, atendendo pedido da comunidade.

“A população precisa desse trabalho da Base que vem sendo feito com dedicação, com competência, compromisso e humanização, fortalecendo essa relação de polícia e comunidade. Reafirmamos aqui o compromisso de ajudar a Base. Conheci o Pacto Pela Vida, do qual as BSCs fazem parte, quando fui secretária de Estado e me apaixonei”.

Para o secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, “é motivo de orgulho participar desta comemoração. Os projetos desenvolvidos na BSC fazem com que olhemos para trás e tenhamos a constatação de que tudo que fizemos foi certo porque temos uma equipe de pessoas honradas e dispostas a fazer um mundo melhor”. O secretário confessou que segurou as lágrimas durante toda a solenidade ao ver a alegria das pessoas que fazem parte do dia a dia da Base.

Sob o comando da tenente Nayla Cassia Menezes, a BSC de Itinga é uma das 18 bases existentes na Bahia e foi a primeira a ser implantada na Região Metropolitana. Com o olhar marejado em alguns momentos e pausa para conter do choro em outros, a tenente expressou sua gratidão e orgulho por fazer parte da unidade e destacou o trabalho dos PMs que ela classificou como “de excelência”.

“Observando o andamento da Base tenho a plena consciência de que mais do que pelo cumprimento das obrigações funcionais, quem está aqui trabalha porque acredita. São pessoas ajudando outras pessoas. Desde o policial que se propõe a dar aula de reforço até aquele que já está largando o serviço e prolonga seu plantão pra ajudar a comunidade onde atua. E nada que foi realizado ao longo desses cinco anos seria possível sem a ajuda dos muito amigos da Base, que não medem esforço pra fazer acontecer. O dia de hoje pra mim é somente para agradecer”.

Além de desenvolver atividades de segurança preventiva, a base tem como objetivo principal um trabalho comunitário. A unidade oferta atividades esportivas, projetos profissionalizantes e foi um desses instrumentos educativos da BSC que abrilhantou a festa. Alunos do grupo de teatro Vidas em Cena contaram através de uma encenação como se fortaleceu a relação da base com a comunidade trazendo depoimento de jovens beneficiários dos projetos. A BSC de Itinga já atendeu mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos.

Luiza Luz, integrante do grupo de teatro fez questão de não representar ninguém e contar sua própria história. “Conheci a BSC num dia de festa e decidi que só frequentaria o local nesses períodos. Sempre fui rebelde e nunca quis integrar nenhum projeto. Hoje sou melhor por conta da equipe da Base que me ajudou a crescer. Na BSC o apoio vai além dos projetos, aqui temos amigos e bons conselheiros”.

Durante a solenidade a prefeita presenteou outra vertente da PM atuante em Lauro de Freitas. Moema Gramacho entregou ao comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, a chave de um carro que a prefeitura estava doando ao PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas que este ano a formou mais de mil jovens no município. “O trabalho que o Governo do Estado está fazendo através da SSP é um trabalho árduo para diminuir a violência e temos conseguido. Poder ajudar um programa como o Proerd, que preza pela educação e livra nossos jovens das drogas, é um prazer”.

O coronel Anselmo agradeceu a prefeita pela parceria e se disse muito honrado e feliz pelo momento. “Os números que as estatísticas apresentam nem sempre demonstram o trabalho que é desenvolvido. O resultado do nosso trabalho é a satisfação da comunidade, os depoimentos de gratidão e o reconhecimento de uma polícia sensível”.

Representando a comunidade de Itinga, Cristiane Matos, moradora há 20 anos do bairro, falou da satisfação em ter a BSC como vizinha. “A nossa polícia é educadora e a parceria com a comunidade é exemplar. Conheço vários jovens que mudaram de vida por causa dos projetos dessa base e minha vontade é que isso possa acontecer em todo município”.

O palhaço Chiquinho, que faz parte do Proerd, foi o responsável por puxar o coro do parabéns para a base.

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana, o Governo do Estado também...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....
Fundação Jose Silveira

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no...