Brasileiro está fazendo menos ligações pelo WhatsApp

O brasileiro está realizando menos ligações via WhatsApp. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada nesta quarta-feira (6). Em comparação ao mesmo estudo relizado em janeiro, o número de usuários ativos mensais (MAUS, , na sigla em inglês) de chamadas de voz caiu de 65% para 56% .

De acordo com os organizadores da pesquisa, a redução do uso de chamada de voz no WhatsApp no Brasil pode estar relacionada aos planos com tarifa única para chamadas para quaisquer operadoras (conhecido como “all-net”. A pesquisa também monitorou outros mensageiros, como Facebook Messenger, Telegram e SMS.

O WhatsApp continua como o principal aplicativo de comunicação instantânea do Brasil e está instalado em 95% dos smartphones de internautas brasileiros, bem à frente do Facebook Messenger (78 %) e do Telegram (14 %). 97% dos entrevistados afirmam que utilizam o WhatsApp todos os dias ou quase todo dia. Facebook e Telegram apresentam percentuais menores: 65% e 51%, respectivamente. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.