Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Revitalização dos rios domina debates sobre saneamento em Vida Nova

“Pensar que daqui a alguns dias viveremos livres da ameaça de enchentes e alagamentos é simplesmente maravilhoso. É a certeza de que estamos no rumo certo para o crescimento cada vez mais ordenado”, declarou a dona de casa Ana Rosa, 37 anos. Assim como ela, centenas de outros moradores do bairro de Vida Nova foram ouvidos durante a terceira audiência pública para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Lauro de Freitas (PMSB), realizado na noite desta terça-feira (12), no colégio Vida Nova.

Dividido em quatro eixos temáticos – resíduos sólidos, águas pluviais, drenagem e esgoto – o PMSB norteará o saneamento de Lauro de Freitas com resultado que contemplarão as necessidades da população pelos próximos 20 anos. “Construir o Plano pode ser fácil para prefeituras que contratam empresas para fazer isso, mas em nossa cidade ele é feito de acordo a realidade ditada por quem mais sente os efeitos, ou seja, vocês”, destacou a prefeita Moema Gramacho.

12 09 audiência saneamento Ft José Marcelino DSC 0027 8
 

A gestora lembrou que no início de seu primeiro mandato, em 2005, fomentou a lei que obriga todos os novos empreendimentos instalados no município a serem projetados com estações particulares de tratamento de esgoto. Marivaldo Santos, morador do Caji há 45 anos, acredita que estas ações ajudarão a revitalizar os rios que banham Lauro de Freitas. “Meu sonho é voltar a tomar banho no Rio Ipitanga”, disse.

Equipes da Empresa Baiana de Saneamento Básico (Embasa) expuseram as ações realizadas por toda a cidade neste sentido. De acordo com o superintendente do órgão, César Requião, no início de 2018 o esgoto de toda Lauro de Freitas irá desaguar no emissário submarino de Jaguaribe, na Boca do Rio, em Salvador. “Esta obra começou a ser executada em 2010 e foi suspensa em 2011 após disputas judiciais envolvendo a empresa licitada e o estado. Em outubro de 2016 o governo ganhou a ação e em janeiro de 2017 retomamos com força total. Hoje mais de 60% da linha de recalque está instalada e estamos em fase de implantação das estações elevatórias”, pontuou.

12 09 audiência saneamento Ft José Marcelino DSC 0027 5

Desenvolvido em transversalidade com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesp), a próxima audiência do PMSB acontecerá nesta segunda-feira (18), na escola Constantino Vieira, em Portão. “Ao longo deste mês estaremos discutindo o PMSB em toda a cidade totalizando seis encontros onde o objetivo é traçar diretrizes e metas orçamentárias para o saneamento de Lauro de Freitas”, explicou o gestor da Seinfra, Vidigal Cafezeiro.

Secretário da Sesp, Renato Brás completa reforçando que o PMSB atua em consonância com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos que está em fase de conclusão. “Estamos estudando as ações para solução dos problemas e, para tanto, estamos iniciando a elaboração de um projeto inovador para a nova Usina de Reciclagem que substituirá a atual Central de Podas e Entulho do Quingoma com prazo de finalização dos trabalhos, por determinação judicial, em dezembro deste ano”, disse. O secretario finalizou afirmando que o novo local de trabalho das cooperativas de Catadores de Reciclagem será construído seguindo todas as normas da vigilância ambiental.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...