Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Chefs baianos darão aulas gratuitas de gastronomia no Festival da Primavera

Uma mistura de aromas e sabores vai encantar o público da Cozinha Show, uma das atrações do Festival da Primavera de Salvador, que ocorrerá nos próximos dias 21, 22 e 23 na Praça Caramuru (antigo Mercado do Peixe), no bairro do Rio Vermelho. A Cozinha Show é formada por várias aulas gratuitas de gastronomia ao ar livre, ministradas por chefs renomados da culinária baiana como Leka Hattori, Beto Pimentel, Ricardo Brito e Théo Tapioca, dentre outros. Além de aprender receitas surpreendentes, os participantes podem, ao final da aula, degustar os pratos saborosos que aprenderam a preparar.

No dia 21, o foco do evento estará voltado para os embutidos. A partir das 16h, os chefs Théo Tapioca, Bruna Moreira, Fábio Souza e Arthur Barbosa trarão propostas para o uso de salsichas de diversos sabores. Théo Tapioca promete uma receita inovadora com salsicha de pernil suíno produzida a partir de técnicas alemães por uma família de Lauro de Freitas. Já Bruna Moreira, especialista em charcutaria, vai falar sobre a linguiça de bode e ensinar a preparar essa especiaria que, ao final da aula, será servida com acompanhamentos e sanduíches para os espectadores.

“Uma família meio alemã e meio baiana faz essa salsicha em Lauro de Freitas. O produto é muito bom e está sendo bastante consumido. O conceito de produção também é legal, porque a família trabalha junta. No entanto, a receita que eu vou propor também pode ser aplicada a outros embutidos”, diz Théo Tapioca. Ele, que agora é dono e chef do restaurante Teco Fusion Food, localizado em Matatu de Brotas, diz sentir uma grande expectativa para o início do evento. “É a primeira vez que eu participo com o meu nome de verdade, então estou com uma expectativa imensa para isso. Eu acho a iniciativa do Festival da Primavera fantástica porque reúne diferentes públicos e gostos em um único lugar”, afirma.

No dia 22, também a partir das 16h, as frutas serão o principal ingrediente dos alimentos. Nessa aula, além do preparo de saborosos pratos tropicais, os chefs Albert Vernedas, Beto Pimentel, Leka Hattori e Georgia Cirilo vão ensinar a reaproveitar alimentos, a exemplo da melancia. A curadora do evento, Leka Hattori, explica que boa parte da melancia é casca, que geralmente não é aproveitada. “Eu vou ensinar a refogar a casca para usar em farofas e molhos. Além disso, a semente da melancia torrada com sal, ao forno, se transforma um ótimo petisco”, adianta. O público também vai aprender a preparar sal verde com os talos de tempero e a armazenar frutas e legumes corretamente para que eles tenham maior durabilidade.

Infantil – Os dois primeiros horários de aula de sábado (23) serão dedicados às crianças. A partir das 15h, um pranchão será instalado na Praça Caramuru e terá ingredientes diversos para que os pequenos cozinheiros coloquem a mão na massa. As opções vão desde decoração de cupcakes-pirulitos ao preparo de espetinho de salada com ingredientes variados. Tomate, rabanete, ervas e folhas estarão à disposição da garotada. O objetivo, segundo Leka, é estimular uma alimentação saudável entre os pequenos. “Essa é uma maneira de tornar a salada divertida e motivá-los a se alimentar bem, pois serão espetinhos de frutas e de legumes e cupcakes de cenoura”, afirma.

A partir das 17h do sábado (23), os alimentos picantes invadem a Cozinha Show pelas mãos dos chefs José Morchon, Ricardo Brito e Bruno Tupinambá. Este último, que é chefe do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), trará como receita o namorado cálido com picles de mamão, um azeite que passeia entre o doce e o picante e que pode ser usado em diversos pratos.

As aulas têm sempre uma hora de duração e ocorrem entre 16h e 19h. Apenas no sábado (23), a programação começa mais cedo, às 15h, para atender às crianças. A programação infantil segue até as 17h, e em seguida, os chefs dão início às aulas sobre alimentos picantes. Cada aula tem capacidade de público de até 50 pessoas. Para que nenhum detalhe seja perdido, telões também irão exibir o passo a passo das receitas. A Cozinha Show tem a curadoria de Leka Hattori e é uma realização da Empresa Salvador Turismo (Saltur) com o apoio da Perini, Fecomércio e do Senac.

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em suas respectivas posições. Ao todo,...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à dos 40% da população com...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...
Fundação Jose Silveira

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...

POLÊMICA E ESPECULAÇÕES: Davi se pronuncia e responde sobre suposto afastamento de Mani Rego

Após uma série de especulações sobre um suposto afastamento de Mani Rego, o campeão do BBB 24, Davi Brito,...

Brasileirão série B terá transmissão pela aberta

O Brasileirão Série B 2024 terá visibilidade inédita. A partir desta sexta-feira (19), os torcedores poderão assistir os jogos...