Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Pirajá e Santo Inácio recebem sétima UPA construída pela Prefeitura

Os moradores da região de Pirajá comemoraram a entrega da sétima Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) construída pela Prefeitura, ocorrida nesta terça-feira (28), na Rua Direta de Santo Inácio, em Santo Inácio. O evento contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, demais gestores municipais e autoridades. O investimento foi de R$4,5 milhões e a unidade está localizada estrategicamente próxima à Estação Pirajá e ao futuro Hospital Municipal de Salvador, em Cajazeiras, melhorando ainda mais o acesso da população ao atendimento de urgência e emergência.

O prefeito ACM Neto salientou que, com nove UPAs implantadas – construídas em Itapuã, San Martin, Barris, Valéria, Parque São Cristovão, Brotas, Pirajá/Santo Inácio e Paripe, além da recuperação da unidade de Periperi – a população estará sendo bem atendida e tratada pela Prefeitura na área da saúde. Ele ainda criticou a falta de repasse dos recursos pelo governo federal. “O repasse não é feito no tempo certo, com atrasos de até um ano. As UPAs do Parque São Cristóvão e de Brotas, inauguradas este ano, até hoje não passaram pela vistoria de habilitação para receber recursos. Mesmo assim, estamos procurando soluções para pagar uma conta que deveria estar sendo paga pelo governo”.

O secretário Rodrigues Alves lembrou que a última expansão na área de atendimento à saúde municipal ocorreu na década de 1990 e que, com a UPA de Paripe a ser entregue esta semana, Salvador contará com 216 leitos de urgência e emergência – o equivalente à instalação de um hospital. Além disso, até o fim deste ano, o número de bases do Serviço Médico de Urgência e Emergência (Samu) de uma para 15 bases.

Uma das mais entusiasmadas com a UPA Pirajá/Santo Inácio foi a dona de casa Antonieta Gonçalves, de 44 anos e há 20 deles como moradora da região. Acompanhada da sobrinha Maria Antônia, de cinco anos, ela ressaltou a importância do equipamento para a comunidade. “É uma iniciativa ótima, porque tínhamos que ir até outros locais ou para o Hospital Roberto Santos para receber atendimento. Agora vamos ser bem atendidos perto de casa”.

Estrutura – A UPA Pirajá/Santo Inácio está integrada à rede de serviços de saúde no Distrito Sanitário Cabula/Beirú e funcionará já a partir da próxima segunda-feira (04), 24 horas por dia, atendendo tanto a demanda aberta quanto pacientes encaminhados pelo Samu 192. Os serviços oferecidos são de urgência e emergência e contam com atuação de equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por profissionais das áreas de medicina clínica, pediátrica e ortopédica; odontologia; enfermagem; serviço social; nutrição, farmácia e apoio diagnóstico.

A UPA possui aproximadamente um total de 1.424m.² com seis consultórios médicos, um consultório odontológico, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco – adulto e pediátrico, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica. Além disso, conta com uma recepção, salas de espera, áreas administrativas, além de salas para infraestrutura tais como copa, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado.

Por se tratar de UPA tipo III, a unidade possui 25 leitos, distribuídos em quatro leitos de reanimação, 12 leitos de observação sendo seis femininos e seis masculinos, seis leitos de observação pediátricos e três leitos de isolamento. Conta ainda com duas salas de inaloterapia adulto e pediátrico, duas salas de administração de medicamentos adulto e pediátrico, além de salas de RX, ECG, de pequenos procedimentos, serviço social, farmácia satélite e laboratório.

28_06_16_Pref ACM Neto_UPA Piraja_foto Valter Pontes_AGECOM4 28_06_16_Pref ACM Neto_UPA Piraja_foto Valter Pontes_AGECOM10

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...