Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

PF investiga se Paulinho da Força usava mulher para receber propinas

A Polícia Federal investiga indícios de que o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), presidente nacional do Solidariedade e dirigente licenciado da Força Sindical, usava contas da mulher para o recebimento de propinas.

A informação consta de relatório da Operação Registro Espúrio, que apura supostas fraudes no Ministério do Trabalho para a liberação de recursos a entidades sindicais.

Numa ação de busca e apreensão na sede da Força Sindical, os investigadores encontraram em uma gaveta cinco cheques da esposa do parlamentar, Samanta Gomes Silva Costa, nominais a ela própria. Paulinho da Força nega qualquer irregularidade.

Eles totalizam R$ 304,9 mil. Anotações nas folhas indicam que foram emitidos e sacados entre 21 e 27 de dezembro de 2017.

“Considerando o vulto dos valores, o local onde as cópias das cártulas foram localizadas (sede da Força Sindical, entidade que não possui nenhuma vinculação com ela) e a circunstância dos montantes terem sido aparentemente sacados em espécie, infere-se que o deputado Paulo Pereira da Silva pode estar utilizando as contas de sua esposa para ocultar/dissimular o recebimento de vantagens ilícitas”, escreveu o delegado Leo Garrido de Salles Meira.

Ele sustenta que na mesma situação está Wandernádia Chaves de Lacerda. Ela é assessora de Paulinho e mulher de Carlos Cavalcante de Lacerda, ex-secretário de Relações de Trabalho do ministério -ligado ao deputado e também alvo da Registro Espúrio.

O relatório da PF registra que ela movimenta intensamente contas bancárias, algumas delas omitidas em sua declaração de Imposto de Renda.

Na conta da Caixa, em nome da assessora, a PF identificou depósitos fracionados que, em seu entendimento, “podem configurar” burla “aos mecanismos de controle para comunicação de transação financeira”.

“Ressalta-se que Wandernádia é assessora parlamentar de Paulinho da Força e aufere cerca de R$ 6.000 No entanto, as movimentações bancárias visualizadas nos documentos indicam, preliminarmente, uma incompatibilidade”, informou o delegado, acrescentando que um veículo em nome dela teve 50% pagos em espécie.

“Vê-se, portanto, que são fortes os elementos no sentido de que Carlos Lacerda se utiliza de sua esposa para ocultar/dissimular o pagamento de propina”, afirmou o delegado.

Com base nas informações, para aprofundar as investigações, ele pediu a quebra do sigilo bancário dos dois casais e de outros investigados.

Nesta terça, a PF deflagrou a quarta fase da Registro Espúrio, que mira um suposto esquema de fraude em processos de restituição de contribuições sindicais.

Sete pessoas foram presas, entre elas o chefe de gabinete de Paulinho, Marcelo de Lima Cavalcanti.

Ele mora no apartamento funcional de Paulinho, local que, segundo a PF, era ponto de encontro de investigados.

Numa apreensão, os investigadores acharam chaves do imóvel no bolso do paletó de Lacerda.

“Constata-se que apartamento funcional ocupado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, onde também reside Marcelo Cavalcanti, funciona, ao que parece, como uma espécie de ‘quartel-general’ do crime, servindo de ponto de encontro para as tratativas pessoais dos integrantes do subnúcleo [investigado], interpretou Garrido.

OUTRO LADO

Paulinho informou, por meio de notas de sua assessoria, que a PF trata de cópias de cheques pessoais de sua esposa. “São saques efetuados pela mesma em sua conta pessoal, referentes a movimentações financeiras condizentes com suas rendas declaradas”, afirmou.

Ele disse que que “não há qualquer movimentação de recursos que fuja a normalidade ou que não seja relacionada com os rendimentos provenientes de suas atividades profissionais”.

Sobre as outras suspeitas lançadas pela PF na operação, o deputado alegou ser “o maior defensor da pauta trabalhista no Congresso Nacional e que, por isso, tem incomodado diversas pessoas com sua atuação incisiva na defesa do trabalhador brasileiro”.

Ele acrescentou que a citação de seu chefe de gabinete, Marcelo, “não possui nenhuma procedência, senão [o interesse de] denegrir a imagem do parlamentar, uma vez que se aproximam as eleições, e criminalizar o movimento sindical”.

“O deputado, assim como o seu chefe de gabinete, estão à disposição das autoridades e acreditam plenamente no trabalho da Justiça para o esclarecimento dos fatos.”

O advogado de Lacerda, Sergio Moraes, afirmou, também por escrito, que somente se manifestará sobre o mérito da investigação após obter cópia integral dos autos. “A partir de então será possível confrontar, com base em fatos e provas, o equívoco incorrido pela autoridade policial ao promover tais conjecturas e ilações”.

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), na noite...

Eleição para Conselho de Política Cultural será iniciada nesta quarta (17)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), ajustou o cronograma do processo eleitoral para o Conselho Municipal de Política...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do...

Eleição para Conselho de Política Cultural será iniciada nesta quarta (17)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), ajustou o cronograma do processo eleitoral para...

Bahia posta no Instagram lista de relacionados sem Kanu e torcida chega a comemorar

O social media do Bahia postou nas redes sociais a lista com os jogadores relacionados para o confronto contra...

Mais de 200 vagas para área da construção civil são abertas em Salvador

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, está com 220 vagas de emprego para área da construção civil...