VANDALISMO! Cobertura de abrigo de ônibus é furtada em Cajazeiras

Vândalos furtaram esta semana a cobertura de um abrigo de ônibus localizado em Cajazeiras XI. Essa foi a quarta ação do tipo registrada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) apenas neste mês de julho. Moradores de bairros como São Caetano, Boca da Mata e Palestina também foram prejudicados com esse tipo de vandalismo. Apenas nos últimos dias foram contabilizados R$8 mil em prejuízos em decorrência dos furtos, segundo levantamento do órgão municipal.

Instalações

Esse ano, já foram instalados 162 abrigos para ônibus, e a previsão é de que até o final de 2016 mais 401 pontos cobertos sejam ativados. Atualmente, a capital baiana possui 3.197 pontos de ônibus, sendo 2.400 cobertos. De 2014 até agora, os usuários do transporte público já contam com mais 481 abrigos para ônibus.

Salvador possui dois modelos de abrigos: os equipamentos em vidro, que são de responsabilidade das empresas Cemusa e JCDecaux, vencedoras da licitação realizada em 2000 com validade de 20 anos; e os pontos azuis, feitos em chapas galvanizadas, fabricados pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e que, além de mais econômico, podem ser modificados, viabilizando a manutenção e instalação em locais com espaços limitados.

Para a instalação de um abrigo de ônibus é necessário que o espaço possua uma área de 2,4 metros. Além disso, são realizados estudos técnicos com os órgãos de trânsito com a participação da comunidade local, de modo que o equipamento atenda as necessidades da população, mas sem prejudicar o tráfego do local.