Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Mais Médicos: vagas não são preenchidas e governo convoca novo edital

Desde a saída dos 8.517 médicos cubanos do programa Mais Médicos, por decisão do governo daquele país, após o presidente eleito Jair Bolsonaro qualificar os profissionais como “escravos” de uma “ditadura”, regiões mais remotas do Brasil estão em situação crítica.

Apesar de o governo Michel Temer ter lançado edital para preencher as vagas deixadas pelos cubanos, e de ter recebido 36.222 inscrições de médicos brasileiros, apenas 4.322 haviam se apresentado para o trabalho, até a última sexta-feira (7). O prazo final é o próximo dia 14.

No entanto, em algumas áreas, mais afastadas dos grandes centros urbanos, a situação é mais grave. Na região Norte, 106 vagas não foram ocupadas, informou o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (10). Os lugares remanescentes estão distribuídos entre oito distritos indígenas e 19 municípios.

Segundo o levantamento final, não houve interessados em um distrito indígena (Dsei) — Médio Purus, no Amazonas — e em outros dois municípios: Terra Santa, no Pará, e Castanheiras, em Rondônia.

Por isso, a pasta publicou, também hoje, novo edital para a segunda etapa de seleção. Desta vez, poderão se inscrever, a partir desta terça (11), médicos com CRM no Brasil ou formados no exterior, mesmo sem revalidar o diploma.

Para efetuar a inscrição, serão exigidos 17 documentos, entre eles o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.

“Não existem médicos; nem brasileiros, nem cubanos. Não há nenhum tipo de atendimento médico”, declarou Jnna Andrade, voluntário do Conselho Indigenista Missionário, em conversa com a Agência Efe.

No leste do Estado, conta ele, a população tem de se deslocar até 80 km para ter acesso à saúde básica, e até 400 km quando se trata de atendimento de urgência. “Os moradores recebem cuidados paliativos provisórios e às vezes correm risco de vida porque seguem doentes ou podem morrer”, lamentou o missionário.

Em Alagoas, na região Nordeste, a situação não é diferente. Todas as 128 vagas lançadas no concurso do Ministério da Saúde foram preenchidas mas, até agora, apenas 28 médicos haviam se apresentado, até a semana passada.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, Januário Neto, classifica a situação da região como “emergencial”. “Ninguém quer vir aqui”, destacou Neto, em referência à centena de vagas que nenhum médico quis ocupar.

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro da Graça, em Salvador. A...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo é a desarticulação de uma...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...
Fundação Jose Silveira

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo...

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...