Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Boa alimentação é essencial para curtir maratona do Festival da Virada

Para curtir a maratona dos cinco dias de festa do Festival Virada Salvador 2019 com energia e evitar qualquer problema intestinal, é essencial garantir uma boa alimentação. A primeira dica é não exagerar. O ideal é comer alimentos leves de três em três horas, trocando os doces e sobremesas por frutas e legumes.

Ceia – Quem vai fazer a ceia antes de sair para a festa, deve optar pelas saladas e frutas no lugar de alimentos gordurosos, que podem provocar má digestão. As gorduras, presentes em frituras, em alimentos ricos em gordura animal, como a feijoada, e em produtos como creme de leite e manteiga, apresentam digestão mais lenta, principalmente em função da composição química, o que provoca a sensação de peso e desconforto.

Fonte de energia – Os carboidratos presentes no arroz, pão, massas, mandioca, bolacha, aveia, granola, frutas e legumes são ótimas fontes de energia. No caso das massas, bolacha, pão e arroz, o ideal é optar pelo integral, pois acrescenta fibras, prevenindo problemas como o diabetes e prisão de ventre. Consumidas com moderação, as oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes e pistache) também dão energia e ajudam a manter a forma, pois trazem saciedade.

Hidratação – É muito importante hidratar o corpo, bebendo, em média, dois litros de água durante o dia, principalmente, por causa do verão. A recomendação é evitar refrigerante e optar por sucos naturais ou água de coco. Os chás diuréticos (hibisco, salsinha, cavalinha ou hortelã) também são bem-vindos. Eles ajudam a evitar retenção líquida e melhoram a digestão. Quem ingere bebida alcoólica deve ficar atento ao teor de álcool do que vai consumir e intercalar com copos de água.

Perecível – É bom evitar alimentos à base de maionese. Além de ser gordurosa, é perecível e pode estragar com facilidade. A maionese deve ser mantida sempre em refrigeração e ser colocada no alimento apenas na hora de consumir para evitar o risco de infecção intestinal e contaminação.

Comer na rua – Quem vai comer fora precisa observar as condições de higiene do local: os manipuladores, o uso de touca, avental e luvas, além da conservação dos alimentos – por exemplo, se estão refrigerados. Não é bom consumir alimentos que estejam expostos por muito tempo em temperatura ambiente.

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta um levantamento do Ministério do...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...