Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Boas entradas e faça um brinde! Dez curiosidades sobre o champanhe

Por ano, são produzidas 268 milhões de garrafas de champanhe e, só na noite de Ano Novo, são consumidas em todo o mundo 360 milhões de taças de champanhe para celebrar a data.

Conheça a seguir dez curiosidades do vinho mais efervescente do mundo.

1. Quem inventou o champanhe?

A tradição atribui a descoberta do champanhe a Dom Pierre Pérignon, um monge beneditino francês que viveu entre 1638 e 1715 e que passou boa parte de seus 77 anos de vida na abadia de Hautvilliers, situada em plena região de Champagne, onde o espumante francês é feito.

A lenda conta que ele chegou à fórmula do famoso método de dupla fermentação por acaso e que, quando bebeu pela primeira vez, sentiu aquilo que descreveu como sendo uma explosão de bolhas na boca e disse aos outros monges: “Corram, estou a beber estrelas!”.

2. Bebida dos reis

Contam que, quando Hugo Capeto foi coroado rei de França em 987, numa cerimónia solene que teria ocorrido na catedral de Reims, em Champagne, terá dado início a uma tradição que logo seria seguida pelos monarcas seguintes de brindar com vinhos daquela região, que, mesmo elaborados com as mesmas uvas do champanhe, ainda não tinham suas bolhas características.

A partir de Hugo Capeto, cerca de 30 reis franceses foram coroados em Reims e a bebida servida era sempre original daquela região.

3. Bebida de amantes dos reis

Luís XV era um grande apreciador de champanhe e bebia sobretudo na companhia das suas amantes.

A mais famosa de todas elas, Madame de Pompadour, foi quem imortalizou a frase: “O champanhe é a única bebida capaz de fazer uma mulher mais bela”.

4. Quantas bolhas há no champanhe?

Há mais de sete milhões de bolhas em cada garrafa, um milhão em cada taça.

5. De onde vêm as bolhas?

As bolhas do champanhe são o resultado de um fungo microscópico, a levedura, que necessita de açúcar para sobreviver e, quando o consome, liberta o gás denominado de dióxido de carbono.

A levedura é responsável por transformar o açúcar em álcool através do processo de fermentação.

6. Sob enorme pressão

No interior da garrafa de champanhe há uma enorme pressão, equivalente a três vezes aquela do interior do pneu de um carro.

7. Só é champanhe se é francês

Somente se pode chamar champanhe à bebida feita com uvas da região de Champagne, onde crescem três variedades – pinot noir, pinot meunier e chardonnay -, e seguindo o método tradicional de fermentação dupla, o ‘método champenoise’.

8. O que a região de Champagne tem de especial?

A região onde o champanhe nasce fica situada no extremo norte da França. É uma das áreas de vinhedos com maior latitude da Europa, superada apenas pela parte sul do Reino Unido.

Uma das suas peculiaridades é que seu solo é calcário, o que lhe permite reter água e calor, favorecendo a drenagem e conferindo às uvas uma mineralidade extremamente particular. Em Champagne, há um total de 34 hectares de vinhedos. Em 2016, essa região foi declarada Património da Humanidade.

9. Ouro líquido

O champanhe tem geralmente uma coloração dourada suave e, acima de tudo, um preço elevado. Algumas garrafas chegam a ser vendidas por milhares de euros.

Um hectare de vinhas na região de Champagne custa mais de um milhão de euros.

Mais ainda, a Avenue de Champagne, na cidade de Epernay, é uma das ruas mais caras do mundo. Esta estende-se por mais de 1 km e acolhe várias e prestigiadas casas de champanhe, como Pol Roger, Mercier e Moët & Chandon.

10. Como bebê-lo?

O champanhe deve beber-se frio, mas não gelado. A temperatura ideal é de 8ºC, de acordo com especialistas – abaixo disso, parte dos seus aromas são aniquilados. Algumas variedades podem ser consumidas a 10-12ºC, de modo a acentuar as suas qualidades e sabor.

A melhor maneira de arrefecer o champanhe é colocá-lo num recipiente cheio de gelo, onde deve permanecer por cerca de 20 a 30 minutos. Se for colocado no frigorífico, então deve permanecer na parte menos fria por apenas quatro horas, para evitar que se percam algumas das suas propriedades.

Ah, e é absolutamente proibido colocá-lo no congelador – aliás, seria um sacrilégio.

Os especialistas aconselham ainda que o beba em taças em forma de tulipa, pois proporcionam às bolhas o espaço de que necessitam e, ao mesmo tempo, concentram os aromas.

E um aviso final: uma vez que uma garrafa de champanhe é aberta, não há absolutamente nenhum método para preservar esse vinho com todas as suas propriedades intactas. Então, é melhor terminá-la.

Boas festas, um feliz Ano Novo e umas ótimas entradas: tchim-tchim!

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta semana pela Aliança Nacional LGBTI+,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....
Fundação Jose Silveira

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...

Drogas sintéticas são apreendidas pela Polícia Civil durante operação nacional

Dez quilos de drogas sintéticas, cogumelos alucinógenos, hormônios, haxixe, cocaína e maconha foram apreendidas, nesta quarta-feira (24), em encomendas...