Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Veja 7 dicas para manter os quilos perdidos na dieta

A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença na qual o acúmulo anormal e excessivo de gordura prejudica a saúde e é considerada a “epidemia do século”.

A obesidade é responsável por uma série de complicações de saúde que levam à morte prematura e pode interferir muito na autoestima e na adaptação social. Ela agrava ainda o risco de doenças como a diabates, o câncer e as complicações cardíacas.

Diante de um cenário como este, fica evidente, cada vez mais, a importância de se manter uma dieta equilibrada como peça-chave na melhoria da qualidade de vida. Mas, isso não deve acontecer somente às vésperas de épocas como o verão ou como resolução de Ano Novo. É o que alerta a especialista em clínica médica e nutrição funcional, Sarina Occhipinti. Para que isso aconteça, é preciso mudar a mentalidade e encarar a dieta não como algo momentâneo mas como um estilo de vida regular.

Confira sete dicas da especialista:

1. Emagrecer não é fácil, mas é possível

Quem já foi obeso sabe como emagrecer é complicado! É necessário colocar de lado alimentos que gosta e optar por outros mais saudáveis.

“Qualquer dieta funciona. O problema é que, quando o corpo perde peso, o metabolismo cai também. Então, no caso das dietas extremas e rápidas, estudos demonstram que praticamente cem por cento das pessoas que perdem peso voltam a ganhá-lo. Trata-se do efeito io-io, que sempre ocorre porque recuperar o peso é uma defesa do organismo”, explica Sarina, que completa: “Como tal, é necessário optar por uma dieta saudável e equilibrada que consiga manter a longo prazo”.

2. Sofrer não é a solução

É preciso investir num projeto de emagrecimento para a vida. “ O primeiro ponto a ser considerado é que emagrecer não pode ser um sofrimento, a transformação deve partir do desejo de bem-estar e felicidade. Seja por motivos de saúde ou para se sentir melhor, perder peso não deve ser um sofrimento”, comenta.

A chave está no autoconhecimento. A força para conquistar os resultados vem de dentro, do desejo. “Por isso, é preciso trabalhar também o lado psicológico, escolher um estilo de vida confortável. Tentar emagrecer de forma muito rigorosa, com muitas restrições e dificuldades não é correto”, afirma Sarina.

3. Procure acompanhamento profissional

Usar dietas de amigos ou de celebridades não é uma boa opção. “A genética, os hormônios, o metabolismo e até mesmo os aspectos psicológicos de cada um são fatores importantes e individuais. Ou seja, pessoas diferentes têm reações diferentes, por isso, é fundamental uma dieta personalizada”, aconselha a especialista.

4. Tenha em atenção o metabolismo

A redução da ingestão de 15% nas calorias pode diminuir a entrada de 40% do hormônio da tireóide dentro da célula. E o que isso provoca? A desacelaração do metabolismo. A cada ano, ele pode diminuir em até 400 calorias, o que faz com que engorde muito mais se voltar a ingerir o que comia antes. O ideal é investir em estratégias que enganem este sistema.

Para a especialista, isso pode ser alcançado com o aumento de massa magra, ingestão de determinados alimentos, uso de medicamentos e aumento da chamada gordura marrom. Outra dica para acelerar o metabolismo consiste em tomar banhos frios.

5. Mantenha a mente sadia e tranquila

Mente sã, corpo são! “O cérebro é neuroplástico, isto é, aceita a programação que lhe envia. Então, treine a sua mente para ser magro. E como pode fazer isso? Com exercícios! Defina as suas metas, sempre dentro do seu ritmo”, diz Sarina.

Utilize métodos de hábitos e recompensas, com ‘atitudes magras’. “Por exemplo, quando está chateado, faça uma corrida ou veja um filme, não compense as tristezas com comida. O processo pode ser demorado, mas vale a pena”, completa.

6. Treine progressivamente

Para emagrecer, a prática de atividade física tem que ser sempre desafiante. Se parar de treinar, vai engordar. Se treinar sem progressão, vai engordar. “Por isso, desafie o seu corpo a se superar constantemente. Mais uma vez, procure acompanhamento para realizar atividades físicas, de modo a evitar problemas de saúde”, reforça.

7. Queira de verdade emagrecer

Emagrecer depende de disciplina e, acima de tudo, de um desejo interno. “Lembre-se também que todo excesso é ruim. É preciso manter o equilíbrio para garantir uma vida saudável e feliz. Isso significa inclusive que por vezes pode ‘sair’ da dieta e cometer alguns excessos”, finaliza a especialista.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...