Saiba como começar a faculdade em 2019 sem o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada de brasileiros para o ensino superior, com principal foco para os programas governamentais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Todos os anos milhares de pessoas faz a prova em busca desse sonho. Mas, quem não fez o Enem 2018 têm quais alternativas para começar a faculdade em 2019? Continue lendo e saiba como.

Como começar a faculdade sem o Enem?

Existem duas principais alternativas para começar a faculdade em 2019 sem precisar ter feito o Enem e, com uma delas é possível até mesmo conseguir bolsa de estudo.

Vestibular

Ingressar em uma faculdade por meio do processo de vestibular é a forma mais tradicional de começar uma graduação. Trata-se de uma prova, geralmente acompanhada de uma redação que deve ser realizada na própria instituição de ensino de interesse do candidato. Algumas faculdades disponibilizam o vestibular agendado, em que o estudante pode fazer o agendamento do melhor dia e horário para responder as questões. Sendo aprovado nesse processo seletivo, a próxima etapa é a da matrícula e aguardo do início das aulas.

Bolsa de estudo

Sim. Dá para conseguir bolsa de estudo sem precisar ter feito o Enem. Com o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional privado do País, o candidato pode concorrer a uma vaga em universidades brasileiras com bolsas de estudo de até 70% de desconto. Para ter acesso ao benefício basta acessar o site do programa, escolher o curso e a região de interesse e fazer a inscrição de forma gratuita. Vale ressaltar que, quem ganhar a bolsa terá que seguir as regras da faculdade que foi contemplado, ou seja, se pedir a realização da prova de vestibular como forma de ingresso, terá de ser feita e aprovada para utilização do benefício.