Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Especialistas dão dicas para cuidar da saúde no verão e evitar doenças

O convívio com as altas temperaturas do verão requer cuidados com a pele, com o corpo e a alimentação. Para evitar doenças mais comuns, como o desconforto abdominal, até as mais sérias, como o câncer de pele, especialistas da rede municipal de saúde dão dicas sobre os cuidados essenciais para o período mais quente do ano.

Pele – Em Salvador, as altas temperaturas ocorrem quase todo o ano, mas no verão a radiação solar se intensifica. Alia-se a isso a beleza convidativa das praias. O dermatologista Osmilto Brandão alerta, no entanto, que o sol é o grande causador de câncer de pele, responsável por 33% de todos os diagnósticos desta doença no país e que pode levar à morte.

Para evitar a doença, o médico recomenda usar o protetor solar diariamente. O produto deve ser usado desde a infância, a partir de um ano de idade. A aplicação deve ser feita de manhã, antes de sair de casa, ao meio-dia e às 15h. Em caso de exposição ao sol, é preciso aplicar o produto 30 minutos antes da exposição e reaplicar a cada duas horas. Além disso, quem transpira muito também precisa aplicar com mais frequência.

Ao tomar o banho de mar, rio, lagoa ou piscina, é preciso aplicar novamente o protetor solar ao sair da água. Ainda de acordo com Osmilto, o bronzeamento deve ser evitado em qualquer circunstância, pois pode causar queimadura de primeiro e segundo grau, provocar alergia, envelhecimento precoce da pele e, ainda, ser um facilitador para o câncer.

Algumas peças do vestuário também ajudam a proteger do sol, como óculos escuros, chapéus e roupas UVA. O ideal é utilizar roupas leves e mais claras, principalmente de algodão. “O sol é o maior envelhecedor externo da pele, mais do que o estresse, poluição e má alimentação”, afirma.

Alimentação – Falando em alimentação, para ter disposição e evitar infecções intestinais e desconforto abdominal, a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Kelly Amaral, recomenda beber bastante água durante todo o dia. O ideal é ingerir 30 ml de água por quilo do peso, o que dá uma média de dois a três litros por pessoa. As frutas ricas em água, como melancia, melão e maçã dão uma forcinha na hidratação. Diante da alta temperatura, é preciso tomar cuidado com o consumo de álcool, pois desidrata.

Para a praia ou piscina, o indicado é levar lanches leves e fugir dos salgados e guloseimas. Na bolsa térmica pode conter frutas ao natural, mix de frutas desidratadas, castanha sem sal e picolé de frutas. As frutas da época devem ser preteridas em relação às demais. A inclusão de verduras (no mínimo três de diferentes cores) no almoço e no jantar vai ajudar a regularizar o intestino e a fornecer vitaminas e sais minerais para a pele, cabelos e unhas. No jantar, as refeições leves são as ideais.

Ao comprar alimentos de vendedores ambulantes, é preciso ter cuidado, olhar a embalagem, a validade e manipulação. “Evite sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral”, complementa Ana Kelly. Uma dica que a nutricionista dá para aliviar a sensação de peso e desconforto após a ingestão de alimentos com excesso de gordura, como feijoada, xinxim, cozido e alimentos com muito azeite, é consumir abacaxi ou mamão como sobremesa. “São frutas digestivas, contém substâncias como a bromelina (no caso do abacaxi) e papaína (mamão) que ajuda na digestão da proteína”, orienta.

Exercícios físicos – Não há dúvidas de que o exercício físico faz muito bem para saúde e tem a cara do verão. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Evitar a prática entre 10h e 16h, horários em que a radiação UVB é mais intensa e os riscos de câncer de pele são maiores, é um deles.

Outro cuidado é em relação a treinar por conta própria. Para o educador físico Elquisson Castro, fazer exercício dessa forma é como tomar medicamento sem orientação médica. Ele recomenda a quem pretende treinar que tenha o acompanhamento de um educador físico. Em caso de dificuldade de acesso, o ideal é conversar com pessoas que já fazem atividade física e ler sobre o tema em livros e sites de segurança.

“Uma dica importante é que a pessoa faça 45 minutos de caminhada, diariamente ou em dias alternados. É um excelente treinamento: serve para idoso e para quem está com obesidade. Para quem quer fazer a musculação, uma opção valiosa é começar com exercícios com o próprio corpo: flexão solo, barra, abdominais já são um bom começo”, diz.

Os benefícios para quem pratica atividade física, segundo Castro, são infinitos. “O principal deles é a longevidade. Quem pratica atividade física consegue viver por mais tempo, fica mais disposto para o trabalho, tem vigor físico, melhor desempenho sexual e saúde mental. Quando você faz exercícios, a sua cabeça fica limpa, fica saudável. Sem falar no aumento da autoestima. Além disso, proporciona emagrecimento e as pessoas se sentem mais bonitas”, afirma.

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos seus organizadores, após intervenção do...

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no Cabula VI. Conforme fontes do...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no...

Agenda esportiva do final de semana conta com eventos apoiados pelo Governo da Bahia

Neste final de semana, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego,...

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...