Inscritos no Mais Médicos devem se apresentar até hoje aos municípios

Profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do programa Mais Médicos têm até hoje (10) para se apresentar aos municípios.

Médicos que decidirem não comparecer mais às atividades devem informar ao município onde trabalhariam. A cidade fica encarregada de comunicar a desistência ao governo federal.

- publicidade -

A etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, 1.707 profissionais com registro brasileiro escolheram localidades.

Segundo o Ministério da Saúde, candidatos que desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos. O sistema será atualizado com as vagas disponíveis para os profissionais formados no exterior.

A previsão é que a lista de médicos brasileiros homologados que deram início às atividades seja publicada no próximo dia 14.

Seleção
O ministério lançou, desde novembro, editais para a substituição de 8.517 cubanos que atuavam em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI).

Inicialmente, concorreram apenas médicos brasileiros com registro no país. Um novo edital, em andamento, seleciona também profissionais formados no exterior.

Revisão
O ministro da Saúde, o médico Luiz Henrique Mandetta, disse que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil.

Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018, com previsão de aumento desse contingente em 10% ao ano até chegar a 35 mil profissionais formados.

“Quem forma essa quantidade toda de profissionais? Muitos deles endividados pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e muitos formados em escola pública. Não temos uma proposta ou política de indução para que eles venham para o sistema público de saúde” disse.

Ultimas Noticias

Na Avenida São Rafael, Rondesp evita roubo a ônibus e prende...

Uma guarnição das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico evitou, na manhã deste sábado (20/07), o roubo contra passageiros de um ônibus, em Salvador. A dupla...

Advogado e mais oito presos por ataque contra Veracel em Eunápolis

Um advogado e mais oito homens foram presos, na manhã deste sábado (20/07), em uma operação conjunta das polícias Civil e Miltar. O grupo...

Maria Gadú e Chico César se apresentam na Concha Acústica dia...

Um encontro memorável para o público baiano. Vem aí em agosto dois grandes shows. Maria Gadú e Chico César se apresentam na Concha Acústica...

Proposta de Félix libera pagamento de pedágio em rodovias federais

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) apresentou na Câmara Federal o projeto de lei 1561/11 sobre a atualização de cobrança de pedágio em...
Publicidade