Bebidas quentes causam câncer de esôfago; Veja como se prevenir!

Quanto mais avança o conhecimento sobre o que faz bem e o que faz mal para a saúde em relação ao hábitos alimentares, mais parece que há uma limitação no prazer de comer. E com as bebidas quentes a história não é diferente: ao consumir café, leite e chás – entre eles o chá verde e o chimarrão – deve-se ter atenção especial à temperatura das bebidas.
Segundo Bruno Heringer, oncologista e coordenador do Santa Rosa Onco, explica: “A bebida quente pode causar lesão na mucosa do esôfago. Quando há ainda uma combinação de outros fatores, como tabagismo e etilismo, o risco aumenta ainda mais”.

O conselho, então, é que quem tem o hábito de consumir bebidas muito quentes frequentemente, procure um médico para fazer avaliação e exames preventivos. “Diversos municípios de Mato Grosso são formados por imigrantes e descendentes de pessoas que vieram do Sul e trouxeram junto o hábito do chimarrão, que foi adotado até por quem não é sulista. Não é preciso abolir o costume, apenas esperar alguns minutos para que a temperatura da água diminua”, afirma.

O câncer de esôfago é o sexto mais comum entre os homens da Região Sul, e nestes estados a incidência é até cinco vezes maior do que no resto do país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2016 estima-se que serão registrados 7950 novos casos em homens e 2860 em mulheres.

Últimas Noticias

Interior tem maioria dos ganhadores da Nota Premiada Bahia em outubro

A quinta-feira (21) foi de festa no interior para os participantes da Nota Premiada Bahia. A campanha de cidadania...