Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Corte confirma banimento do atletismo russo da Rio 2016

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu nesta quinta-feira (21/07) rejeitar o apelo feito pela Rússia para que seus competidores de atletismo, banidos devido a um esquema sistemático de dopagem, possam competir nos Jogos Olímpicos do Rio.

A decisão afeta 68 atletas russos, entre eles Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica no salto com vara. E pode influenciar o Comitê Olímpico Internacional (COI), que, a menos de duas semanas dos Jogos, está sob pressão para banir toda a equipe russa das competições e já disse que levaria em conta a opinião do tribunal em sua decisão final.

A Federação Internacional de Atletismo decidiu no mês passado suspender todos os competidores russos de atletismo, em meio ao escândalo que relacionou vários atletas do país a um programa de dopagem. A decisão foi tomada após a divulgação de um relatório da Wada, a agência mundial antidoping.

Semanas depois, em outro relatório, uma investigação da Wada encontrou indícios de um esquema de doping patrocinado pelo Estado russo na Olimpíada de Inverno de Sochi de 2014.

Os especialistas, liderados pelo jurista canadense Richard McLaren, afirmaram que o laboratório antidoping de Moscou operava para proteger os atletas russos dopados, dentro de um sistema comandado pelo Estado.

Um laboratório em Sochi executou um sistema de troca de amostras que permitiu a atletas russos dopados competirem nos Jogos de Inverno de 2014. Dezenas de atletas, incluindo 15 medalhistas, concorreram dopados, afirmou o relatório.

Segundo a investigação, o serviço secreto russo (FSB) e o centro de treinamento de atletas de ponta CSP tiveram participação ativa nas fraudes.

O dirigente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, disse na quarta-feira que o país não tem intenção de boicotar os Jogos em protesto contra a maneira como o escândalo de doping está sendo tratado. Segundo ele, a política não tem lugar no esporte.

Antes da decisão desta quinta-feira do tribunal, o Comitê Olímpico Russo havia anunciado a intenção de levar 387 esportistas homens e mulheres ao Rio de Janeiro.

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra um homem que agrediu sua...

Vacina contra a Dengue passa a ser oferecido para mais faixas etárias; veja quem pode se imunizar

A vacinação contra a dengue estava sendo oferecido apenas aos jovens de 10 a 14 anos, idade em que mais se concentram os casos...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra...
Fundação Jose Silveira

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra...

Vacina contra a Dengue passa a ser oferecido para mais faixas etárias; veja quem pode se imunizar

A vacinação contra a dengue estava sendo oferecido apenas aos jovens de 10 a 14 anos, idade em que...

Ex-marido acusado de quebrar celular e agredir mulher no Shopping Paralela após filha recusar encontro

O Shopping Paralela foi palco de um caso chocante de violência contra a mulher, na tarde desta quinta-feira (18/04)....

MP aciona Coelba por interromper fornecimento de energia elétrica em Teixeira de Freitas

O Ministério Público estadual ajuizou ontem, dia 17, ação civil pública contra a Coelba em razão da má prestação...