Sexualidade será tema de debate em evento sobre saúde mental

A sexualidade é um aspecto importante da vida e que deve ser fonte de prazer e alegria. No entanto, muitas vezes essa temática está ligada a questões complexas que acabam tornando o sexo e tudo que o envolve uma fonte de sofrimento. Saúde mental e sexualidade são assuntos que serão debatidos em evento gratuito e aberto ao público – o Encontros Holiste – que ocorre no dia 30 de janeiro, às 19h, no auditório da Holiste Psiquiatria, em Salvador.

“Se determinado comportamento ou funcionalidade ligada ao sexo está trazendo algum tipo de desconforto ou de incômodo, a ideia é que o indivíduo fale sobre o assunto. Nosso papel, enquanto profissionais, é ir além de encontrar uma explicação ou um diagnóstico, mas acolher e cuidar da pessoa em sofrimento”, destaca a psiquiatra Paula Dione, uma das palestrantes do evento.

Em muitos casos, os tabus que envolvem o sexo, o medo de julgamentos e a vergonha acabam fazendo com que as pessoas que sofrem com problemas relacionados à sexualidade não procurem ajuda. Isso pode levar ao agravamento da situação e inclusive gerar sintomas associados à baixa autoestima e tristeza, se expandindo a outros aspectos da vida.

“Tendo em mente que a sexualidade pode interferir na autoestima e nas relações interpessoais, saber identificar o momento de buscar ajuda profissional é um caminho importante para uma vida saudável. A psicoterapia é um instrumento de fortalecimento da saúde mental, e nessa palestra será possível discutir os ganhos de cuidar da sexualidade em contexto psicoterápico”, explica a psicóloga Lara Cannone, que também participa do Encontros Holiste.

O Encontros Holiste é um evento gratuito, voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, e para o público em geral. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site encontros.holiste.com.br.

Relacionados