Confira dicas nutricionais para aproveitar melhor o verão e pré-folia

Durante todo o período de verão em Salvador acontecem inúmeras festas que antecedem a maior festa do ano:  o Carnaval. Nesse período, o consumo de bebidas alcoólicas e de comidas gordurosas tendem a ser elevados, podendo comprometer a saúde daqueles que exagerarem na dose. A nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Bahia, Mayara Cardoso, dá algumas dicas para ajudar a curtir a folia com saúde e muita disposição e energia.

A primeira dica da nutricionista consiste em uma boa qualidade de sono, pois sono de menos causa um desgaste abusivo do corpo e da mente, tornando-se um ponto fundamental para garantir que a energia se mantenha sempre alta. “O equilíbrio entre o descanso e uma boa alimentação é capaz de proporcionar uma maior estabilidade do sistema imunológico. Afinal, ninguém merece adoecer durante as festas de verão”, completa Mayara.

Mayara recomenda ainda um reforçado e equilibrado café da manhã para aguentar a curtição do dia. “Nessa refeição devem estar presentes todos os grupos alimentares de fontes de carboidratos, proteínas e boas gorduras, assim como as vitaminas e os minerais. Por isso inclua raízes, uma fruta, queijo, ovo ou iogurte”, diz.

O ideal é investir durante o dia em refeições leves com frutas, saladas, tubérculos, carnes de preferência em preparações grelhadas e evitar o consumo de alimentos gordurosos como os comercializados em fast-food, que são de difícil digestão e podem causar indisposição. Nada de passar mais de três horas sem se alimentar, afinal estômago vazio não combina com festa.

Para facilitar a alimentação, o folião deve se preparar com um “kit folia”, composto de água, barrinha de  proteína, frutas desidratadas como damasco e ameixa  e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Durante  as festas, não esqueça de beber bastante água, água de coco e sucos naturais (de boa procedência) para evitar a desidratação.

Em relação à bebida alcoólica é sempre importante ter moderação, evitar as misturas de diferentes tipos, mantendo o corpo constantemente hidratado com a ingestão de líquidos antes e durante o momento de curtição, pois um dos efeitos do álcool no organismo é a desidratação. Uma dica especial para quem gosta de bebidas alcoólicas é intercalar o consumo da bebida alcoólica com águada bebida, evitando a embriaguez e a ressaca do dia seguinte., pois assim haverá uma maior diluição na concentração do álcool no sangue, minimizando os efeitos.

Relacionados