Apps falsos de CNH digital e IPVA 2019 foram baixados 17 mil vezes

Cibercriminosos criaram aplicativos falsos da CNH digital e para pagamento de IPVA, que, quando instalados pelas vítimas, infectam celulares Android. De acordo com os números disponíveis na própria Play Store, até a derrubada dos aplicativos pelo menos 17 mil pessoas baixaram os programas falsos.

Os apps (que levam nomes como “CNH Digital”, “Consulta IPVA” e “IPVA São Paulo”) foram disponibilizados diretamente na Play Store, a loja oficial do Google, e tinham o objetivo direcionar as vítimas para anúncios publicitários. Depois que a informação foi divulgada, o aplicativo da CNH e do IPVA falsos foram removidos da loja.

Para garantir que não está caindo no golpe do aplicativo da CNH e IPVA fraudulentos, usuários devem baixar os programas diretamente do site dos fornecedores. A página do app da CNH digital se encontra aqui, para sistema Android, e aqui, para iOS.

Alternativamente, usuários mais experientes podem observar o nome do programa e de seu desenvolvedor, cadastrados nas lojas de apps. No caso do aplicativo da CNH, o app correto se chama “Carteira Digital de Trânsito”, porque engloba também o documento digital do veículo (CRLV) e é publicado pelo “SERPRO”, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Já o aplicativo para consulta de IPVA vai depender de cada estado, mas geralmente são encontrados nas páginas das Secretarias de Estado de Fazenda de cada unidade federativa. A maioria dos estados sequer envia boletos para o pagamento: ele pode ser feito direto nos bancos autorizados ou nos sites desses bancos.

Relacionados