MEC quer saber quantas adolescentes em idade escolar engravidaram

O Ministério da Educação (MEC) quer saber quantos casos de gravidez na adolescência ocorreram em 2018. Desde a última quinta-feira (14) está disponível para as escolas públicas e privadas o “Questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares”. O prazo para preencher os dados vai até 15 de abril.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo questionário, as escolas devem considerar os casos de gravidez em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade identificados no ano passado. Não será necessário identificar a adolescente.

O questionário deverá ser preenchido por gestores escolares ou por pessoas designadas pelas escolas. O acesso é por meio de um link no Sistema Educacenso,exclusivamente para o perfil escola.

O trabalho faz parte do programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo MEC e Ministério da Saúde. A intenção é fortalecer ações conjuntas para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência, além de garantir o cuidado integral às adolescentes grávidas.

Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde<\b>

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 visando levar às escolas públicas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para enfrentar vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. Entre as ações do programa estão a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é de cerca de 56 adolescentes a cada grupo de mil. Número maior que a taxa internacional, que é de cerca de 49 a cada 1 mil.

Segundo o ministério, embora esse número esteja alto, houve – entre 2010 e 2017 – redução de 13% de bebês de mães adolescentes. Meninas negras representam a maior proporção entre essas mães: 19,7% pardas e 15,3% pretas, seguindo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I, no bairro Cia Sul, em...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas, promovendo cidadania e resgatando a...
Fundação Jose Silveira

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas,...

Conder avança na execução das obras do Abaeté, que receberá nova sede para as Ganhadeiras de Itapuã

As obras de requalificação do Centro de Atividades do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, seguem em ritmo acelerado...

‘O arrocha nasceu aqui’: Prefeitura divulga horário dos shows da Bodega do Pablo, Tayrone e Theuzinho

No próximo dia 14 de agosto, o município de Candeias vai completar 67 anos de emancipação política. E para...