Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Universidade na Irlanda oferece bolsa exclusiva para brasileiros

A Escola de Inglês, Teatro e Filme do University College Dublin (UCD) está recebendo inscrições para a Maria Helena Kopschitz Scholarship. A bolsa de mestrado exclusiva para brasileiros tem o objetivo de permitir que um estudante brasileiro curse o mestrado em Literatura e Cultura Irlandesa da Universidade. As inscrições vão até 30 de abril de 2019.

O bolsista selecionado terá todos os custos de tuition pagos pela duração de um ano do curso (de setembro de 2019 a agosto de 2020). Ela inclui também um total de 17 mil euros para que o aluno se acomode e custeie sua vida em Dublin.

Além disso, o bolsista pode dispor de um auxílio de 2 mil euros para despesas com passagens e deslocamento. Mais informações sobre o programa de mestrado oferecido pelo UCD podem ser vistas neste link.

Candidatura

De acordo com Gabriely Pinto, a brasileira que atualmente está cursando o mestrado com essa bolsa, o processo de inscrição envolve uma série de etapas. Elas incluem o envio de um CV em inglês, bem como personal statement, histórico acadêmico, duas cartas de referência/recomendação, comprovação da proficiência em inglês e envio de um artigo acadêmico de no máximo 3000 palavras.

Para essas etapas, ela dá algumas dicas. “Online você facilmente acha vários templates de graduate CVs“, diz ela, para facilitar a elaboração do CV. Para a escolha do artigo acadêmico, ela recomenda “escolher um tópico relevante” e “pedir para alguém de confiança ler e ser sincero, analisando não só questões de língua inglesa e gramática, mas também o conteúdo“.

Quanto à comprovação de proficiência em inglês, Gabriely conta que essa etapa foi relativamente simples. “Eu sou professora de inglês e já tinha ministrado cursos preparatórios para provas de proficiência, então essa etapa foi fácil“, diz. Mesmo assim, ela considera que “é importante escolher a prova certa pra você; por exemplo, eu tinha mais afinidade com o IELTS então nunca nem considerei as outras”.

Mais detalhes sobre a exigência do UCD para a comprovação de proficiência em inglês podem ser vistos neste link. E neste link, podem ser vistas mais informações sobre o programa de mestrado.

Para se candidatar à bolsa de mestrado exclusiva para brasileiros, é necessário enviar os documentos citados (CV, personal statement, histórico acadêmico, comprovação de proficiência em inglês e artigo acadêmico recente, bem como dois contatos de professores que escreverão as cartas de recomendação) para Margaret.O.Kelleher@ucd.ie até o dia 30 de abril.

Mais sobre a bolsa Maria Helena Kopschitz e o mestrado na UCD

Maria Helena Kopschitz foi uma brasileira pioneira nos estudos irlandeses. Nascida em 1930, ela se formou em Letras Anglo-Germânicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (que então se chamava Universidade do Brasil) em 1956. Em 1975, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense, e em 1985 foi bolsista de pós-doutorado na Queen’s University em Belfast.

Ela traduziu poemas, peças e textos em prosa de autores irlandeses de renome, incluindo a peça de prosa lírica Ping, de Samuel Beckett, e trabalhou com frequência ao lado do poeta concretista Haroldo de Campos. Também foi responsável por traduzir autores brasileiros para o inglês, e foi vice-presidente da ABEI (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses).

Ela faleceu em 2008 e, desde 2014, o UCD, em parceria com sua família, oferecem a bolsa para estudantes brasileiros que queiram fazer o mestrado por lá. Gabriely Pinto é a mais recente aluna a receber a bolsa. “Acho que recuperar o trabalho e o pioneirismo dela [da Maria helena Kopschitz] é um dos grandes atrativos da bolsa”, afirma

“O impacto dela nos estudos irlandeses no Brasil é muito grande, e é graças ao legado dela e a generosidade da família dela que eu e meus antecessores tivemos essa oportunidade de estudar literatura anglo-irlandesa na Irlanda e ganhar conhecimento e experiência que não só vão impactar nossa carreira, mas também, a longo prazo, a área de estudos irlandeses no Brasil”, considera.

Sobre sua experiência de mestrado, Gabriely diz que ele está superando suas expectativas. “O programa é muito bom, os professores do departamento de Inglês da UCD são especialistas internacionais e incríveis, super atualizados e acessíveis”, comenta. Segundo ela, a universidade também tem várias “sociedades” que funcionam como grupos de interesse e que têm eventos semanais “que são uma ótima oportunidade de fazer amigos com interesses similares aos seus”.

E com relação ao país de destino, Gabriely conta que “a Irlanda é um país maravilhoso que parece saído de contos de fadas, e é um lugar com um bom estilo de vida e segurança. Além disso, para nós da área da literatura a Irlanda é um sonho com várias livrarias independentes e eventos literários sempre acontecendo”.

Pescadores artesanais comercializam cerca de dois milhões de reais na quaresma

Piscicultores (as) e pescadores (as) artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Grosso comemoram a comercialização de mais de 162 toneladas de...

Bandidos abandonam ‘sacola’ e PM apreende drogas em Itabuna

Equipes do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam maconha, cocaína e skunk, no início da noite de quarta-feira (27), em Itabuna, na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Pescadores artesanais comercializam cerca de dois milhões de reais na quaresma

Piscicultores (as) e pescadores (as) artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Grosso comemoram a comercialização de...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Pescadores artesanais comercializam cerca de dois milhões de reais na quaresma

Piscicultores (as) e pescadores (as) artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Grosso comemoram a comercialização de...

Bandidos abandonam ‘sacola’ e PM apreende drogas em Itabuna

Equipes do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam maconha, cocaína e skunk, no início da noite de...

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco,...

Tarifa da travessia Salvador-Mar Grande terá aumento; veja valores

As tarifas da travessia Salvador-Mar Grande terão reajuste a partir de abril, conforme a Agência Estadual de Regulação de...