Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Não há barragem segura, diz delegado da PF do caso Brumadinho

Luiz Augusto Pessoa Nogueira afirma que será possível identificar culpados e aponta uma série de falhas de fiscalização a partir das investigações, ainda em andamento
Um mês após a tragédia na barragem de Brumadinho (MG), o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Luiz Augusto Pessoa Nogueira, diz que não há barragens de mineração seguras no Brasil e que elas deveriam deixar de existir

Ele afirma que será possível identificar culpados e aponta uma série de falhas de fiscalização a partir das investigações, ainda em andamento.

Segundo Luiz Augusto, já há convicção de que as mineradoras trabalham com algo que não conhecem, em referência ao fenômeno da liquefação -quando o material sólido se comporta como líquido.

Até agora, a apuração aponta que o fenômeno foi o causador da tragédia, que matou 179 pessoas no dia 25 de janeiro. Há ainda 131 desaparecidos. Peritos agora trabalham para desvendar qual teria sido a causa dessa liquefação.

“O que já temos plena convicção é que o fenômeno da liquefação é pouco conhecido e ainda que haja monitoramento, pode ocorrer mesmo assim. Ninguém sabe quando, como e por qual motivo. Nem como prevenir. Elas [mineradoras] trabalham com algo que não conhecem”, afirmou o delegado à reportagem.

“Por ser pouco conhecido [o fenômeno da liquefação], você tinha que dizer o seguinte: ‘Eu não sei lidar com isso, mas tem uma população ali que pode ser atingida. Então, eu vou tirar essa população dali’.”

Luiz Augusto criticou a atual forma de controle e de fiscalização de barragens, que, segundo ele, permite que a mineradora receba um certificado de estabilidade mesmo com obras pendentes na área de segurança.

Em outro exemplo, afirma que há conflito de interesses no processo de fiscalização, o que faz aumentar o risco de acidentes. Pela legislação, a empresa de segurança contratada presta contas para a mineradora, e não para o estado.

“E essa empresa ainda muitas vezes é quem faz a obra que ela diz que tem que ser feita. Uma série de coisas que não fazem o menor sentido. Está tudo errado. Já que o estado não tem condições de fazer uma fiscalização, o estado deveria cobrar uma taxa da mineradora para que ele pudesse contratar a empresa que vai auditar”, sugere.

Ele defendeu mudanças no sistema, mesmo que possam causar o aumento dos preços no setor. “Se isso for encarecer, que encareça. ‘Ah, mas o minério dos outros países vai ficar mais barato’. Fazer o quê? Então, vamos partir para outro tipo de indústria. A gente está falando de vida e de meio ambiente, que acho que é muito mais importante do que a exportação de minério de ferro”.

Luiz Augusto diz que, em sua opinião, há uma “cortina de fumaça” para defender que há tipos de barragens seguras, o que ele diz não existir.

“Estão jogando a responsabilidade nas barragens a montante [como a de Brumadinho e a de Mariana] e, assim, querem estar liberados para continuar com as jusantes. É uma falsa verdade. Todos essas barragens deveriam ser descomissionadas [a montante ou a jusante] e acabar com o rejeito liquido de mineração.”

Nas barragens a jusante as novas camadas (alteamentos) são colocadas para frente, e, na montante, elas são inseridas em cima do próprio rejeito. Há no Brasil 84 barragens a montante inscritas no PNSB (Plano Nacional de Segurança de Barragens) e 107 a jusante.

Após a tragédia, a ANM (Agência Nacional de Mineração) estipulou prazo para a eliminação das barragens a montante e determinou que mineradoras retirem instalações industriais de zonas de risco.

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro de Freitas, no último sábado...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje. A expectativa da cidade é...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje....

GRANDE SUSTO! Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24/04)....

Ônibus atrasam saída de garagem de Salvador e bairros são afetados; confira

Na manhã desta quinta-feira (25/04), rodoviários da concessionária Ótima Transporte (OT) atrasaram as saídas da garagem localizada no bairro...