Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

FGV diz que confiança de serviços recua depois de quatro meses de alta

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,7 ponto em fevereiro, indo para 96,5 pontos, após quatro meses de alta. Em médias móveis trimestrais, variou 0,9, e manteve-se em alta pelo sétimo mês consecutivo.

Os dados foram divulgados hoje (27), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), e indicam que a queda do ICS impactou 10 das 13 principais atividades do setor do Índice de Expectativas (IE-S).

Em fevereiro, o Índice de Expectativas caiu 4,5 pontos, para 102,6.

Os dois quesitos que compõem o indicador contribuíram negativamente para o resultado de fevereiro: o indicador da tendência dos negócios para os próximos seis meses, que caiu 5,2 pontos e o de demanda prevista, que recuou 3,8 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) avançou 1,3 ponto em fevereiro, para 90,6 pontos, o maior nível desde os 91,0 pontos de agosto de 2014.

Segundo a FGV, a alta do Índice de Situação Atual foi impulsionada tanto pelo indicador volume de demanda atual como pelo indicador situação atual dos negócios, que subiram 1,5 e 1,1 ponto, respectivamente.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada do setor de Serviços recuou 0,6 ponto percentual, para 81,5%.

Na avaliação do economista da FGV, Rodolpho Tobler, “a queda do índice de confiança em fevereiro parece estar associada a uma calibragem das expectativas, que desde a definição do processo eleitoral avançaram mais de 15 pontos”.

Segundo o economista, apesar da queda no mês, o Índice de Expectativas ainda se mantém acima dos 100 pontos, enquanto a percepção das empresas sobre a situação atual prossegue mostrando uma reação discreta, mas contínua. “Nesse contexto, o cenário é de continuidade de uma recuperação ainda tímida da atividade nesse primeiro trimestre do ano”, disse.

Desconforto vem caindo
A FGV entende que a avaliação sobre a situação atual continua em alta e que o desconforto vem caindo. Em fevereiro, o Índice de Situação Atual manteve sua trajetória de alta pelo quarto mês consecutivo, e entrou na região em que as avaliações dos empresários do setor são de pessimismo moderado (faixa entre 90 e 100 pontos).

E o Índice Desconforto vem recuando nos últimos meses, chegando a 53,9 pontos em fevereiro, o menor nível histórico desde dezembro de 2014 (51,2 pontos), sugerindo que, na avaliação das empresas do setor, há uma contínua redução de pressões negativas sobre o ambiente de negócios.

A edição de fevereiro de 2019 coletou informações de 1932 empresas entre os dias 1º e 22 deste mês.

Sub-20 do Bahia leva ‘sapeca’ e Vitória acaba eliminado da Copa do Brasil

Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27/02), no Barradão, o Vitória está eliminado da Copa do Nordeste....

Moto com restrição é recuperada pela PM em São Caetano

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia recuperaram uma motocicleta com restrição de roubo, no início da noite de quarta-feira (27), em Boa Vista...
Fundação Jose Silveira

Sub-20 do Bahia leva ‘sapeca’ e Vitória acaba eliminado da Copa do Brasil

Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27/02), no Barradão, o Vitória está...
Prefeitura Porto Seguro

Sub-20 do Bahia leva ‘sapeca’ e Vitória acaba eliminado da Copa do Brasil

Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27/02), no Barradão, o Vitória está...

Moto com restrição é recuperada pela PM em São Caetano

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia recuperaram uma motocicleta com restrição de roubo, no início da noite de...

PT, PCdoB e PV de Candeias rebatem Éden Valadares e afirmam não aceitar imposição de “coronéis”

A Federação Brasil da Esperança em Candeias do PT, PV E PCdoB disse que recebeu com “estranheza” a fala...

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do...