Carnaval no Nordeste de Amaralina começa antes mesmo do Rei Momo assumir

A entrega da chave da cidade ao Rei Momo será amanhã (28), mas no circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, o Carnaval já começa hoje (27) com oito atrações que vão animar os moradores do bairro e apreciadores de fora. A programação começa às 18h, com o desfile de Nucana – Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina –, bloco que abre a folia, exaltando um dos maiores símbolos culturais do bairro e de todo o estado.

Em seguida, se apresentam o Bloco da Prevenção, Suingue Magia, As Donzelas, Sedução Samba, Canibais, Complexo do Samba e Bamboxê. Ao todo, 73 blocos desfilam durante os sete dias oficiais de festa no bairro. A saída das agremiações ocorre no final de linha e vai até a altura do Hotel Lotus, em um percurso um quilômetro. Alguns bloquinhos retornam para o final de linha e outros fazem o percurso inverso.

A previsão é que a última agremiação saia às 23h. A programação do Carnaval do bairro se estende até a Quarta-feira de Cinzas, quando a festa é finalizada com um arrastão. “Para falar do Carnaval do circuito Mestre Bimba, a gente remonta a um passado remoto, quando as escolas de samba do Rio de Janeiro tinham participações nas de Salvador e surge a Diplomatas de Amaralina, de muito destaque. O bairro sempre foi um celeiro para músicos, instituições e entidades carnavalescas”, conta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.

Tinoco, quando vereador, viabilizou a oficialização do circuito na Câmara Municipal. Hoje, o Carnaval do bairro é oficial e conta com o apoio da Prefeitura para a organização do trânsito, disponibilização de agentes da Guarda Civil Municipal e de banheiros químicos, além da divulgação da programação.

“Apenas minitrios desfilam nesse circuito. A festa atrai não só a população do Nordeste e de bairros próximos, como de diversos locais da cidade. A programação valoriza muito a cultura local e também movimenta a economia, gerando um retorno econômico importante para os moradores. Isso sem falar que muitos blocos mantêm ensaios e apresentações durante o ano todo, se preparando para o Carnaval”, diz Tinoco.

Homenagem – O nome do circuito é uma homenagem ao criador da Capoeira regional, Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba. Contam os moradores que mestre Bimba descia a ladeira do bairro com muita frequência para jogar capoeira no local que hoje se chama Praça dos Capoeiristas, situada em Amaralina. Mestre Bimba foi também um educador, tirando a arte da marginalidade e formando diversos capoeiristas por meio de suas aulas, que eram também lições de vida.

Ultimas Noticias

Justiça manda recolher passaporte diplomático do bispo Valdemiro

A 8.ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou ao Ministério das Relações Exteriores que recolha, em até cinco dias, os passaportes diplomáticos concedidos...

VAR no Brasil demora 46% a mais do tempo recomendado pela...

Pouco mais de um ano depois de sua implantação no Brasil, o VAR ainda não caiu nas graças do público. As longas conversas entre...

Malas somem em “companhia de merda” e Anitta evita barraco por...

A cantora Anitta usou o Instagram na última quinta-feira (15/08) para fazer um desabafo contra uma empresa. Segundo a artista, suas malas sumiram e...

Mais de 40 mil pés de maconha localizados em Canudos

Uma operação conjunta entre as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Nordeste erradicou, na sexta-feira (16), cerca de 40 mil pés de...
Publicidade