Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cinco casos de HIV detectados e 700 mil camisinhas distribuídas no Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já distribuiu 700 mil camisinhas no Carnaval deste ano. A previsão é entregar 3 milhões de preservativos ao longo de toda a folia. A proposta é que os foliões se previnam contra doenças sexualmente transmissíveis.

A Prefeitura montou um esquema reforçado para ajudar baianos e turistas na prevenção contra as DSTs, ofertando preservativos em dez módulos de saúde, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e espaços do Fique Sabendo, localizados na Rua Carlos Gomes e Barra. Além disso, equipes volantes estão orientando e realizando a entrega das camisinhas em todos os pontos da folia.

De acordo com a coordenadora do setor de DSTs e Aids da SMS, Helena Lima, a nova embalagem dos preservativos, lançada pelo Ministério da Saúde para este período, atrai os olhares dos jovens e o interesse pela proteção. “A campanha para esse Carnaval traz uma linguagem mais virtual que representa bem esse contexto atual da utilização da internet. Parece uma coisa pequena mas aumenta e muito o interesse das pessoas”, afirmou.

Violência sexual – Helena Lima destacou que há um esquema para receber vítimas de violência sexual durante o Carnaval. Ela recomendou que essas pessoas procurem uma das unidades de saúde disponíveis, que estão atendendo 24 horas, para que realize a devida profilaxia. Dentre as unidades disponíveis estão as UPAs Valéria, Barris, Hélio Machado, Periperi além do Instituto Couto Maia. É necessário procurar as unidades no período de até 72 horas.

Testes rápidos – Até o momento, 379 pessoas procuraram voluntariamente o serviço do Fique Sabendo. Foram realizados 1.516 testes, com 5 diagnósticos positivos para HIV, 55 reagentes para sífilis, um para hepatite B e 4 para hepatite C.

Os serviços estão sendo oferecidos gratuitamente ao público através das unidades instaladas no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar, sempre das 9h às 21h, e em um módulo montado exclusivamente para estratégia na Rua Dias D’Vila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô, das 10h às 22h.

Um dado que tem chamado atenção na folia deste ano é o número de homens que realizaram a testagem gratuita. Das 379 pessoas que buscaram o serviço, 239 foram do sexo masculino, quase o dobro da quantidade de mulheres que realizaram os exames.

“Culturalmente, o público masculino é conhecido por procurar menos os serviços de saúde, sobretudo os atendimentos preventivos e de diagnóstico. Esse ano os homens estão liderando a busca pelos exames, o que é muito positivo”, explicou Olivette Borba, coordenadora do Laboratório Central do município.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já aqueles com sorologia positiva para outras DSTs são encaminhados para unidades de referência do município para tratamento gratuito integral.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Fundação Jose Silveira

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...