Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ilê Axê Kalé Bokun: Terreiro em Plataforma é reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador

O centenário Terreiro Ile Aşé Kalè Bokùn, que fica na Rua Antônio Balbino, no bairro de Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador, será reconhecido nesta terça-feira (12/03) pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos, como Patrimônio Cultural da cidade. A Casa religiosa é a primeira de Nação Ijexá tombado no Brasil.

Em fevereiro de 2016, Leonel Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia – AFA, oficializou o pedido de tombamento. A abertura do processo pela FGM foi assinada em junho do mesmo ano pela Yalorixá Estelita Lima Calmon, que faleceu no dia seguinte.

Em novembro de 2016, a AFA, a Egbomi Vânia Amaral, na época representante do terreiro e hoje a Yalorixá dirigente, e o professor e antropólogo Vilson Caetano, entregaram o laudo etno histórico do Templo. O estudo de Vilson traz elementos importantes sobre a presença dos africanos ijexá em Salvador, da continuidade história do templo e da sua herança ancestral, além de aspectos das edificações e das espécies etno-botânicas que são encontradas na área. Foi ainda entregue plantas baixas dos imóveis, que compõem o terreiro, e registros acerca do seu estado de conservação.

Ilê Axê Kalé Bokun 4

Nas redes sociais, o antropólogo relata que em 1896, Severiano de Logun Ede (fundador do Terreiro), sua mãe e outros africanos ijexás “transitavam nas regiões do centro antigo de Salvador como bem guardou a tradição oral em locais como: Ladeira do Carmo, São Miguel, Queimadinho (Soledade), Cidade de Palha e Dique do Tororó”. O imóvel onde fica o Templo foi adquirido em 1920 por Maria Joaquina Conceição e Rosa Lima de Souza, provavelmente tia de Severiano.

Ilê Axê Kalé Bokun 6

“A contramão dos primeiros estudos afro-brasileiros, o subúrbio de Salvador sempre foi também solo fértil para as religiões de matriz africana. O jornal A Noticia de 1915 já trazia como matéria: “ candomblés e seus feitiços. Plataforma também tem os seus.” Quarenta anos antes, O Monitor já atestava a presença destes candomblés naquela localidade. Alfaiate de profissão, Severiano já chegou aos anos de 1900 iniciado, e resolveu abrir casa de candomblé num período de maior perseguição policial. É, pois este centenário legado africano que o Ilê Axé Kale bokum preserva e guarda. Foi isso que demonstramos em nossos estudos e é isso que está sendo tombado pelo município de Salvador através da Lei 8550/2014”, disse Vilson.

Segundo Leonel, “a comunidade do terreiro preserva raro legado ancestral em vias de extinção, se constituindo no mais importante (talvez o único) Terreiro de Candomblé de Nação Ijexá no País”. O presidente da AFA ressaltou ainda que a Casa “preserva ainda rituais específicos, que exaltam o poder ancestral feminino, por meio do culto Geledé, além de importante patrimônio ambiental envolvendo fonte, centenárias árvores e plantas sagradas”.

Ilê Axê Kalé Bokun

Para Milena Tavares, Diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, “o tombamento do terreiro Ile Aşé Kalè Bokùn preserva elementos de referência da tradição Ijexa, presentes na cidade”.

“A Casa é referência da memória do Babalorixá Severiano Santana Porto, que implantou o templo no subúrbio ferroviário, nos primeiros anos do século passado, assim como daqueles que deram continuidade ao seu trabalho: Claudionor dos Santos Pereira, Estelita Lima Calmon e a atual Yalorixá Vânia Amaral, vinculando-se à história do bairro de Plataforma, um dos mais antigos de Salvador, local de grande expressão da população afro-descendente e de concentração de casas de Candomblé.”

“Podem se considerar como um espaço de terreiro que foi reconhecido pelo município como patrimônio da cidade e isso quer dizer que meu povo foi reconhecido! Reconhecidos pelas lutas que todos aqui passaram e os que aqui estão, preservando esse lugar de prática e crença religiosa. Fico feliz e renovada de fé e esperança, por mais este acontecimento, pois os meus antepassados lutaram! Lutaram! Em destaque, a minha Yalorixá, Estelita Calmon, que muito se dedicou a esse terreiro. Adupé! Adupé iyas por terem sido incansáveis para perpetuar esse Ilê Asé! Adupé, iyas, vocês foram valentes e dedicadas! Adupé, Orisás! Mojubá! Mojubá!”, finalizou a Yalorixá, Vânia Santos Amaral.

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na manhã desta quinta-feira (28), em...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas redes sociais. O diálogo, que...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...