Enem terá nova diagramação para economizar papel

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma nova diagramação na edição deste ano. O exame não terá mais folha de rascunho. Agora, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.

A medida gerará “uma significativa economia com papel e impressão”, de acordo com o Inep. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual.

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Economia
As medidas que serão adotadas no Enem fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. O Programa recorre a um modelo de tutoria, no qual consultores externos atuam em conjunto com as equipes internas.

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada. “Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep”, diz o presidente da autarquia, Marcus Vinicius Rodrigues, em nota divulgada pelo Inep.

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

PEGO NO ARSENAL: Suspeito de abastecer facção é preso em Feira com mais de mil munições

Um homem de 32 anos, apontado como fornecedor de armas para uma facção criminosa que atua em Juazeiro, foi preso nesta quarta-feira (09/07), no...

Sargento Isidório diz que foi enganado em votação e defende redução de deputados

O deputado federal Sargento Isidório afirmou, nesta quinta-feira (10/07), que foi induzido ao erro ao votar a favor da proposta que amplia o número...
Fundação Jose Silveira

PEGO NO ARSENAL: Suspeito de abastecer facção é preso em Feira com mais de mil munições

Um homem de 32 anos, apontado como fornecedor de armas para uma facção criminosa que atua em Juazeiro, foi...
Prefeitura Vitoria da Conquista

PEGO NO ARSENAL: Suspeito de abastecer facção é preso em Feira com mais de mil munições

Um homem de 32 anos, apontado como fornecedor de armas para uma facção criminosa que atua em Juazeiro, foi...

Sargento Isidório diz que foi enganado em votação e defende redução de deputados

O deputado federal Sargento Isidório afirmou, nesta quinta-feira (10/07), que foi induzido ao erro ao votar a favor da...

BOCA ESTOURADA! Suspeito de tráfico é preso com cocaína e crack em Eunápolis

Policiais da 7ª CIPM prenderam um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, na noite de quarta-feira...

NA PORTA DE CASA: Homem é morto a tiros em Anguera

Um homem sem identificação formal foi morto a tiros no município de Anguera, na manhã desta quinta-feira (10/07). Conforme informações...