Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Morar Melhor entrega 368 residências reformadas em Tancredo Neves e Estrada das Barreiras

Foto: Valter Pontes

Moradores de duas localidades de Salvador receberam, neste sábado (16), do prefeito ACM Neto, 368 imóveis populares reformados pelo programa Morar Melhor. Destes, 168 estão localizados na Estrada das Barreiras e outros 200 ficam no bairro de Tancredo Neves. Mais de 80 localidades já foram atendidas em toda a cidade pelo programa, que teve início em 2015. Até 2020 a Prefeitura pretende reformar 40 mil casas em estado de precariedade. Desde o início do programa, 23.532 residências já foram requalificadas.

Considerada a maior ação de requalificação residencial do país, o Morar Melhor é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e recupera residências em estado precário, aplicando melhorias no valor de até R$ 5 mil, incluindo serviços como pintura, reboco, troca de esquadrias (portas e janelas), instalações sanitárias (vaso e pia) e recuperação ou troca de telhado nas unidades.

A escolha das regiões beneficiadas leva em consideração critérios como a precariedade dos bairros, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da unidade habitacional, com base na observação de campo.

Emoção – Professora e estudante do décimo semestre de Direito, Isabel Lúcia Sacramento dos Santos, 38 anos, disse que ficou emocionada com a visita do prefeito ACM Neto e com as obras realizadas pelo Morar Melhor em sua residência, comprada há três anos – pintura, substituição do telhado, instalação de portas no banheiro e no quarto e colocação de piso. “Foi uma bênção o que a Prefeitura fez para mim, a minha família e aos moradores da Estrada das Barreiras”, disse Isabel Lúcia, que mora na casa reformada com o marido e a filha de sete anos.

Líder comunitária da Estrada das Barreiras, a estudante de Direito afirmou que o Morar Melhor devolve a dignidade às famílias mais pobres. “Só quem precisa e convive no dia a dia com o desemprego sabe a importância deste projeto. Torço muito para que o prefeito ACM Neto continue trabalhando pelos mais pobres”, disse.

Depois de colocar o azulejo – marca do programa – na casa de Isabel Lúcia, o prefeito ACM Neto caminhou até o bairro de Tancredo Neves, acompanhado pelo vice, Bruno Reis, secretários, lideranças e moradores. Em Tancredo Neves, ACM Neto visitou a casa de Maria de Fátima Pereira, 46 anos, que também foi reformada pelo Morar Melhor. “Agradeço a Deus por ter colocado o prefeito ACM Neto em minha vida”, disse a moradora.

Em seu discurso, ACM Neto disse que o Morar Melhor é um dos mais importantes programas sociais em execução no Brasil. “A grande vantagem do Morar Melhor é que os moradores escolhem as obras que querem em suas casas”, afirmou ACM Neto. O prefeito disse ainda que o Morar Melhor será ampliado. “É um programa que está sendo copiado em todo o país. Fico muito feliz por saber que o resultado de nosso trabalho tem levado dignidade para milhares de famílias “.

Novos anúncios – Durante a cerimônia de entrega das casas, o prefeito autorizou a colocação de 25 pontos de iluminação em LED, atendendo a um pedido da comunidade. ACM Neto anunciou também que a Prefeitura está desenvolvendo um programa de urbanização e córregos e canais, e que os detalhes do projeto serão anunciados nos próximos dias.

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita que elas eram de traficantes...

O tarifaço da Agerba e a desaprovação do governo de Jerônimo

“Meu Deus do céu, que carestia Pois tudo sobe, sobe, sobe hoje em dia Ai, ai, meu patrão, assim não aguento Eu quero, eu quero mais aumento” (Ai,...
Fundação Jose Silveira

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...
Prefeitura Porto Seguro

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...

O tarifaço da Agerba e a desaprovação do governo de Jerônimo

“Meu Deus do céu, que carestia Pois tudo sobe, sobe, sobe hoje em dia Ai, ai, meu patrão, assim não aguento Eu...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Itabuna com crack, cocaína e maconha

Um homem foi flagrado com 280 porções de drogas em Itabuna, na região sul do estado. A apreensão aconteu...

Vitória da Conquista segue no topo de casos prováveis de dengue na Bahia

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista continua liderando o ranking...